quarta-feira, 10 de setembro de 2008

E VAI CRESCER AINDA MAIS


PIB brasileiro cresce 6% no primeiro semestre, segundo IBGE

Da Redação Em São Paulo


O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 6% no primeiro semestre deste ano em comparação com igual intervalo do ano passado, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na primeira metade de 2007, a alta havia sido de 4,9% sobre um ano antes. Nos quatro trimestres encerrados em julho, o crescimento também foi de 6%.
Em reais, o conjunto das riquezas produzidas no país somou R$ 716,9 bilhões no segundo trimestre, sucedendo uma produção de R$ 665,7 bilhões nos três primeiros meses do ano. Economistas consultados pela agência de notícias Reuters previam expansão no segundo trimestre de 1,1% em relação ao primeiro e de 5,5% na comparação com um ano antes.

No segundo trimestre, os dados indicam aceleração. Houve expansão de 6,1% em relação a igual período do ano passado e de 1,6% em comparação com o primeiro trimestre do ano (no cálculo com ajuste sazonal). No primeiro trimestre, o crescimento havia sido respectivamente de 5,8% e 0,7%, no mesmo tipo de comparação. Foi o setor agropecuário que puxou o avanço da economia brasileira no segundo trimestre, com um crescimento de 7,1% em relação ao mesmo período do ano passado e de 3,8% em comparação com o primeiro trimestre.
Em seguida vêm a indústria (5,7% e 0,9%) e o setor de serviços (5,5% e 1,3%). Considerando todo o primeiro semestre, a indústria é que foi o carro-chefe do crescimento, com alta de 6,3% (acima da média geral, de 6%), seguida pelos serviços (5,3%) e pela agropecuária (5,2%).Café puxa setor agrícolaA expansão do setor agropecuário foi puxada por alguns produtos importantes que possuem safra no segundo trimestre, segundo o IBGE, como o café em grão, cuja produção deve avançar 27,7% em 2008.

Também contribuíram significativamente o milho (com previsão de crescimento de 12,8%), o arroz em casca (9,6%) e a soja (3,6%). Construção civil avança 10%Na indústria, o destaque foi a construção civil, que registrou um crescimento de 9,9% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. O segmento foi beneficiado, segundo o IBGE, pelo aumento de 5% na população ocupada no ramo e pelo aumento de 26,7% (sem descontar a inflação) dos empréstimos para o setor de habitação. As commodities também continuaram dando contribuição considerável para o PIB brasileiro no segundo trimestre. A produção de petróleo e gás aumentou 5,1% no período (em relação a igual intervalo de 2007) e a de minério de ferro subiu 7,3%. Com isso, a indústria extrativa como um todo cresceu 5,3%. A indústria de transformação cresceu 4,8% e a de eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana, 4,5%, sempre na comparação entre o segundo trimestre deste ano e o mesmo de 2007.Serviços financeiros se destacam.
O setor de serviços cresceu 5,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo o IBGE, foi o melhor desempenho nessa comparação desde o segundo trimestre de 2004, quando a expansão foi de 5,9%.Os bancos foram destaque no setor. Serviços de intermediação financeira e seguros tiveram aumento de 12,7% no segundo trimestre em relação a um ano antes. Em seguida vieram os serviços de informação (alta de 9,7%), comércio atacadista e varejista (8,9%), transporte, armazenagem e correio (4,4%) e outros (4%). Serviços imobiliários e aluguel verificaram expansão de 1,9%.
Comentários.
Não se espantem não, que daqui a pouco Artur Tarado Virgílio, Sérgio Anão do Orçamento Guerra, José Serrassuga, Corruptarso, GeraldoPicolé de Chuchu, Yeda Cruzes vão dizer que o PIB cresceu tanto no primeiro semestre de 2008 graças ao sociólogo FHC, o Boca de Sovaco.
Chora, bando de corrupto, incompetente.

Nenhum comentário: