quarta-feira, 24 de junho de 2009

Atletas aplaudem Orlando Silva e Lula, diz maratonista


24 DE JUNHO DE 2009


"Todos nós, atletas, esportistas, temos que tirar o chapéu para o governo Lula. Foi o presidente que mais investiu no esporte". A afirmação é do maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, um dos maiores corredores brasileiros de todos os tempos e um dos heróis dos Jogos Olímpicos modernos, após conquistar a medalha de bronze na Olimpíada de Atenas-2004, mesmo após ser atrapalhado por um invasor.

Em entrevista ao jornal cearense Diário do Nordeste, Vanderlei ressaltou o apoio do Governo Federal ao esporte - apontando, além a realização de grandes eventos, a pormoção de fortes investimentos em infra-estrutura e na implantação do programa Segundo Tempo na Escola, que utiliza o esporte como ferramenta de desenvolvimento humano de milhões de jovens brasileiros.

"O trabalho do ministro Orlando Silva é muito importante para o desenvolvimento cada vez maior do esporte, no geral, e há uma preocupação dele em trabalhar o Segundo Tempo, desenvolver o esporte na escola. Vejo a importância desse trabalho para que o Brasil possa se tornar realmente um país olímpico", afirma Vanderlei, que, hoje "aposentado" da disputa pelos primeiros lugares na elite do atletismo mundial, presta auxílio a 120 jovens, através do instituto que leva seu nome, em Campinas-SP, com o objetivo de formar, antes de atletas, cidadãos com dignidade.

"Sou apoiador de todas as idéias, tanto do ministro quanto do presidente Lula. E eu só tenho que agradecer ao presidente e ao ministro, por tudo que têm feito pelo atletismo. Na reivindicação que fizemos em termos de infra-estrutura, a gente foi atendido carinhosamente pelo ministro, o primeiro contato que temos é através dele. A atenção que ele tem dado ao esporte é muito importante", afirma Vanderlei.

O vencedor de algumas das mais importantes maratonas do mundo - como as provas de Tóquio, São Paulo e as dos pan-americanos de 1999 em Winnipeg e 2003 em Santo Domingo - declara total apoio à realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil. "O Rio de Janeiro precisa dessa transformação. É através do esporte que a gente pode incluir as pessoas e passar uma outra imagem da cidade, que não é essa da violência. Uma cidade bonita".

Nenhum comentário: