22/06/2009
Celso Marcondes , CartaCapital
Agora o assunto está encerrado. O relator da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, José Genoino, do PT, defendeu a inadmissibilidade da Proposta de Emenda a Constituição que visava instituir a possibilidade de os ocupantes dos cargos de chefia do Poder Executivo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios serem reeleitos para até dois períodos subsequentes ao do primeiro mandato. Isto é, trata do chamado “terceiro mandato”.
O parecer de Genoino, líder histórico do PT, deverá ser acatado na Comissão. Isso quer dizer, que é hora de mudar o disco. Os poucos aliados de Lula que defendiam a esdrúxula proposta devem se calar. Os inúmeros oposicionistas e veículos de comunicação que desencadearam uma campanha contra o terceiro mandato terão que buscar novo mote para tentar desgastar o presidente Lula que sempre se posicionou claramente contra a idéia. Não veremos mais pesquisas avaliando o que pensa a população a respeito. A democracia respira avaliada.
Reproduzimos abaixo trechos da nota que recebemos do deputado Genoino:
Pelo arquivamento da emenda do terceiro mandato
(...) Minha justificativa para impedir sua tramitação se baseia na minha certeza de que “antes de qualquer outra coisa, a medida proposta agride o senso comum de justiça e razoabilidade ao pretender aplicar-se aos atuais detentores de mandato eletivo, alterando regras do jogo político em andamento no intuito de favorecer determinados resultados.” Deixo claro que não podemos repetir o mesmo casuísmo da instituição da possibilidade de reeleição. “Não me parece haver dúvida de que uma proposta como essa não encontra guarida nos princípios e valores da Constituição de 1988. Como se afirmou inicialmente - e em total coerência com o que já sustentei desde a época da propositura da emenda que consagrou a atual possibilidade de uma reeleição para cargos do Poder Executivo - alterar regras com vista ao favorecimento específico de determinadas candidaturas numa disputa eleitoral afronta o senso comum do que seja justo, correto e razoável em termos de competição democrática. Naquela ocasião, defendi a tese da inadmissibilidade e meu entendimento, hoje, não seria e não será diferente”.
Sustento ainda que “não se pode impedir a temporariedade dos mandatos, o que se traduz por meio de eleições periódicas, por tempo limitado. Assim é que, uma proposta de emenda constitucional admitindo o terceiro mandato presidencial, de governadores e prefeitos viola o princípio republicano atualmente consagrado, porque traz em seu bojo a possibilidade de reeleições sucessivas e por isso frustra o caráter de temporariedade dos mandatos, que é da essência da República.
Estes princípios estão baseados na concepção que tenho de democracia. Expresso esta visão no texto do relatório, onde deixo claro “a minha concordância com o pensamento de que a democracia é, realmente, certeza de regras do jogo e a incerteza de resultados. (..) Mais: o princípio democrático da prevalência da maioria só se torna eficaz quando essa maioria se impõe, respeitando os direitos da minoria.
Sem o respeito a essa minoria, cuja observância é o que legitima a própria democracia, estaremos sempre diante do enfraquecimento da própria democracia. Nem uma minoria que sufoque a maioria, nem a maioria que desconheça uma minoria corajosa são formas democráticas de exercício de poder e de convivência política. Ademais a condição de maioria e minoria se alternam no tempo político e histórico.”
Na posse destes valores é que defenderei na CCJC a não tramitação, e o consequente arquivamento, da proposta de emenda constitucional que possibilita um terceiro mandato para cargos de chefia dos poderes executivos”.
Olá seu Terror, gostei de sua iniciativa de criar um blog só para meter o pau no Serra, muito justo! Meu blog é do mesmo modelo que o seu, mas não domino a tecnologia do meu blog como você, já tentei conseguir um meio de contar quantas pessoas acessam o meu blog, mas não consegui aplicar o recurso, como se faz isso ? Vi que em seu blog há esse recurso. ajude esse companheiro que ainda bate cabeça com a net.
ResponderExcluirUm abraço!
Cappacete, é fácil. É só você entrar no Google, digitar a frase CONTADOS DE ACESSOS ONLINE, que lá você vai encontrar vários sites com códigos para colocares no teu blog.Qualuer dúvida, procure o blog do amigo Oni Presente, que se encontra entre os meus favoritos, 0cara é uma fera em assunto relacionado à NET.
ResponderExcluirAbraços.