segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Confirmado o fim da marolinha:Produção industrial tem alta de 2,2% em julho, diz IBGE


31/08/2009

Folha Online

A produção industrial registrou alta de 2,2% em julho, na comparação com junho, informou nesta segunda-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Trata-se da sétima alta consecutiva nessa comparação e do melhor resultado desde fevereiro, quando houve crescimento também de 2,2%. Em relação a igual período em 2008, a indústria teve retração de 9,9% --a menor desde abril deste ano.

De janeiro a julho, a produção industrial tem recuo de 12,8% frente a período correspondente no ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses, a produção industrial tem retração de 8%.

A Pesquisa Industrial Mensal demonstra que houve aumento de produção em 23 dos 27 ramos pesquisados em julho, na comparação com o mês anterior. O principal destaque ficou por conta da indústria de máquinas e equipamentos, com avanço de 8,9%. Em seguida ficou o setor de metalurgia básica, com alta de 4,5%.

Por outro lado, os principais resultados negativos foram constatados na produção de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com queda de 6,3%, e refino de petróleo e produção de álcool, com recuo de 1,1%.

Entre as categorias de uso, os bens de consumo duráveis tiveram elevação de 4,6% frente a junho, mas em relação a julho de 2008 houve queda de 6,7%. A produção de bens intermediários teve alta de 2% frente a junho, mas caiu 11,6% em relação julho do ano passado.

Já a produção de bens de capital teve elevação de 1,4% frente a junho, mas caiu de 23,9% contra julho do ano passado.

Por fim, a produção de bens de consumo semi e não duráveis cresceu 1% no mês passado, na comparação com junho, mas caiu 3,2% em relação a julho do ano passado.

Nenhum comentário: