quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Não perder nenhum governo para a direita

26/08/2009

O XV Encontro do Foro de São Paulo foi realizado na Cidade do México. Participaram 520 delegados, de 63 partidos e organizações de esquerda de 32 países.

O Partido dos Trabalhadores participou com uma delegação composta por 12 pessoas, entre os quais Nilmário Miranda, presidente da Fundação Perseu Abramo; Iole Ilíada, diretora de cooperação internacional da FPA; Severine Macedo, secretária nacional de Juventude do PT; Rodrigo César, coordenador internacional da Juventude do PT; Gilberto Carvalho, membro do Diretório Nacional; Morgana Enaile, secretária de Cultura; Laisy Moriere, secretária de Mulheres; Romênio Pereira, secretário de assuntos institucionais; Renato Simões, secretário de movimentos sociais; Valter Pomar, secretário de relações internacionais.
Os trabalhos do XV Encontro começaram na quinta-feira, 20 de agosto, com os seguintes grupos de discussão: a) parlamentares; b) autoridades locais, regionais e nacionais; c) Fundações e Escolas de partidos. Simultaneamente, teve início o I Encontro de juventudes partidárias do Foro de SP.

Na sexta-feira, 21 de agosto, reuniram-se os seguintes grupos de discussão: a) mulheres; b) lideranças de movimentos, afro-descendentes e povos originários; c) cultura. No mesmo dia, no período da tarde, aconteceu a reunião das três secretarias regionais que compõem o FSP: a secretaria Cone Sul, a secretaria Andino-amazônica e a secretaria Meso-americana e caribenha.
O ato político-cultural de inauguração oficial do XV Encontro ocorreu no dia 21 de noite. O PT compôs a mesa com dois representantes, sendo que coube a Severine Macedo falar em nome das juventudes partidárias.

Os dias 22 e 23 de agosto, sábado e domingo, foram dedicados à discussão plenária dos temas abordados no texto-base do XV Encontro. O texto-base não é uma resolução, não é votado nem aprovado: trata-se de um subsídio para os debates. O que é aprovado, ao final dos debates, são moções, resoluções específicas e uma Declaração Final, proposta pelo Grupo de Trabalho do Foro.

Reforçar a atuação unitária

Estamos num momento favorável para a esquerda latino-americana, se compararmos com a situação da esquerda em outras regiões do mundo, ou com outros momentos de nossa própria região.

Por outro lado, nos últimos meses avolumaram-se os problemas e riscos, entre os quais destacamos: as próximas eleições presidenciais, que podem alterar a correlação de forças na região; o golpe em Honduras, sinal de que a ultra-direita está ativa; a crise internacional, que produziu impactos na região; o novo governo dos Estados Unidos, operando a instalação das bases na Colômbia e mantendo a reativação da IV Frota.

Neste ambiente contraditório, fica ainda mais evidente o valor estratégico da unidade das esquerdas e das forças populares. O Foro de São Paulo é um espaço pluralista de debate e articulação do "mínimo denominador comum". Entre as medidas adotadas no XV Encontro, citamos:

1. Apoiar, convocar e mobilizar contra o golpe em Honduras e pela imediata e incondicional restituição do presidente Zelaya;

2. Apoiar, convocar e mobilizar contra a presença militar dos Estados Unidos na região;

3. Acompanhar e apoiar os governos progressistas e de esquerda;

4. Acompanhar os processos eleitorais de 2009 e 2010: não perder nenhum governo para a direita e ampliar os espaços da esquerda;

5. Acompanhar especialmente a situação do México, Colombia e Perú;

6. Celebrar dois grandes eventos continentais, um pela paz e contra o militarismo e outro sobre a persistência do colonialismo em nossa região;

7. Articular a ação do Foro de São Paulo com a luta dos imigrantes latino-americanos nos Estados Unidos;

8. Articular a ação das Fundações e Escolas partidárias, inclusive na criação de um Observatório de Governos Progressistas e de Esquerda;

Sabendo que operamos num marco geral positivo (cuja expressão é o ciclo de vitórias eleitorais), mas num momento de contra-ofensiva da direita, os partidos do Foro reafirmaram seu compromisso de unidade, em torno de algumas idéias que estão no texto-base e na declaração final: combater os efeitos da crise internacional, aprofundar as mudanças estruturais em cada um de nossos países, acelerar o processo de integração regional, não perder nenhum governo para a direita e ampliar os espaços da esquerda.

O XVI Encontro do Foro de São Paulo será realizado em meados de 2010, na cidade de Buenos Aires.



Valter Pomar, secretário de relações internacionais do PT

Nenhum comentário: