sexta-feira, 30 de abril de 2010

Jogo sujo:PT diz que ataques virtuais em site criado pelo PSDB “ferem a honra” de Dilma



R7.


A coordenação nacional do PT protocolou nesta sexta-feira (30) duas representações contra o PSDB devido a um site vinculado à sigla tucana com ataques à pré-candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff. Ao apresentar as ações, o deputado federal José Eduardo Cardozo, secretário-geral da legenda, disse que o domínio gentequemente.org.br “fere a honra” da ex-ministra da Casa Civil.

- O site foi criado para atacar a ex-ministra Dilma Rousseff, e fere a honra da nossa pré-candidata. Não podemos esse tipo de ação injuriosa.

Os petistas protocolaram duas ações judiciais contra o PSDB: uma por campanha antecipada, entregue ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral); e outra por prática de crime eleitoral, encaminhada ao Procurador Geral da República. Esta última, também direcionada a um dos coordenadores da campanha do pré-candidato José Serra, Eduardo Graeff, responsável pelo registro do domínio.

Para Cardozo, o fato de a página ter sido criada por um integrante da executiva nacional do PSDB mostra o tom que a disputa eleitoral terá. Ele admitiu que é difícil controlar o que a militância das legendas veicula na internet, mas criticou o modo "explícito" das ofensas à Dilma.

- A internet é território livre, não se pode controlar. Mas quando o partido assume um ataque como esse, está assumindo uma política rotulada de nível baixo.

Ao R7, Graeff negou a intenção de promover a baixaria online, e disse que intenção é “desmentir boatos”, como o de que o PSDB vai acabar com programas de Lula, como o Bolsa Família.

Na representação eleitoral, o PT pede a retirada do conteúdo do site - que se refere à Dilma como mentirosa - e a aplicação de um a multa, que pode variar de R$ 5.000 a R$ 25 mil. Segundo a legenda do presidente Lula, esta foi a primeira ação feita pela coordenação de pré-campanha. Porém, ao que tudo indica, a disputa na Justiça está apenas começando, como evidenciou Cardozo.

- O período de pré-campanha é onde o abuso mais acontece, porque você ainda não tem direito de resposta. [...] A luta nem começou e o outro lutador chega e te chuta nas 'partes sensíveis'.

Nenhum comentário: