quinta-feira, 29 de julho de 2010

Fórum de SP: Conflito interessa a reacionários e ao imperialismo


O grupo de trabalho do Fórum de São Paulo divulgou documento que será apresentado, nesta quinta-feira (29), durante reunião da Unasul, refletindo a posição dos partidos de esquerda da região acerca do conflito envolvendo Colôbia e Venezuela. A nota defende uma solução negociada no âmbito da Unasul, critica a postura do colombiano Álvaro Uribe e anuncia que espera diálogo por parte do seu substituto.


O Fórum de São Paulo é um encontro de organizações políticas das esquerdas latino-americanas, fundado no Brasil, em São Paulo, no ano de 1990. Comemorando então 20 anos de existência, o Fórum realizará seu 16° encontro entre os dias 17 e 20 de agosto, em Buenos Aires. Veja abaixo a nota:

Nota Pública do Fórum de São Paulo

O Grupo de Trabalho do Fórum de São Paulo apresenta aos participantes da reunião da Unasul, realizada em 29 julho, o seguinte parecer:

1) O Fórum de São Paulo se pronuncia por uma solução negociada, no âmbito das instituições latino-americanas, especialmente da Unasul, para o conflito entre Colômbia e Venezuela.

2) O Fórum de São Paulo defende a retomada plena das relações entre Colômbia e Venezuela. Além disso, reitera a necessidade de que as relações Equador-Colômbia encontrem um caminho para a plena normalização.

3) O Fórum de São Paulo considera que o conflito entre Colômbia e Venezuela interessa somente às forças mais reacionárias da Colômbia, ligadas aos grupos paramilitares, à indústria de guerra e ao imperialismo norte-americano, que continua em um caminho provocador, agressivo e militarista no Oriente Médio, Ásia e América Latina.

4) O Fórum de São Paulo repudia a atitude de Álvaro Uribe, que, no final de seu mandato presidencial, provoca uma situação de tensão no nosso continente, ao apresentar à Organização dos Estados Americanos acusações infundadas contra o governo do presidente da Venezuela, Hugo Chavez Frias.

5) O Fórum de São Paulo apoia os esforços do governo da Venezuela, no sentido de cumprir rigorosamente todos os acordos internacionais vigentes, avançar nos processos de integração regional, que implicam a plena cooperação entre as nações latino-americanas.

6) O Fórum de São Paulo considera extremamente positivo que o presidente Hugo Chávez tenha manifestado, após a ruptura das relações diplomáticas, a sua vontade de retomar o diálogo após a posse do novo chefe de Estado colombiano.

7) O Fórum de São Paulo espera encontrar no novo governo da Colômbia uma disposição aberta à solução diplomática e respeitosa das diferenças, assim como o respeito irrestrito à soberania e à autodeterminação dos povos, criando condições para um plano de paz alcançado no âmbito da Unasul e da incorporação definitiva da Colômbia em integração sul-americana.

8) O Forum de São Paulo reafirma que a defesa da paz e da unidade dos países da região é fundamental para o processo de continuidade do desenvolvimento com democracia, independência e justiça social.Portal Vermelho

Nenhum comentário: