domingo, 30 de janeiro de 2011

Tucano não perde a boquinha, mesmo cassado

Governador cassado recebe pensão vitalícia da Paraíba

Cássio Cunha Lima (PSDB) figura na lista dos oito ex-governadores beneficiados pelas aposentadorias pagas pelo Estado

Cássio Cunha Lima (PSDB), que teve o mandato de governador da Paraíba cassado em 2009, figura na lista dos oito ex-governadores que recebem aposentadoria vitalícia do Estado. Além deles, seis ex-primeiras-dama também recebem o benefício. O pagamento não é ilegal, de acordo com as leis estaduais, mas mostra o quanto as pensões são controversas.


De acordo com o que determina a Constituição da Paraíba, o valor da pensão é equiparada ao salário do governador, que é atualmente no valor de R$ 18.300. Com base nisso, o impacto das aposentadorias dos ex-governadores nos cofres do Estado é de R$ 1,7 milhão ao ano. Com as pensões das viúvas de ex-governadores, o valor chega a R$ 3,3 milhões.

Cunha Lima foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral por abuso de poder econômico e político nas eleições de 2006. Ele já havia sido governador na gestão anterior a de sua cassação, de 2003 a 2006. Ele recebe o valor referente à aposentadoria desde o dia 1º de janeiro de 2007.

O pai de Cunha Lima, Ronaldo Cunha Lima (PSDB), que também foi governador da Paraíba (1991-1994), também é beneficiário da aposentadoria vitalícia. Durante sua gestão, em 1993, ele foi acusado de tentar matar o também ex-governador Tarcísio Burity em um restaurante da capital paraibana. O caso tramita no 1º Tribunal do Júri de João Pessoa. A viúva de Burity, Glauce Maria, também é uma das contempladas com a pensão e recebe o benefício do governo do Estado desde julho de 2003.

Dos oito ex-governadores agraciados com a pensão, quatro deles permaneceram à frente da função de governador do Estado por menos de um ano. O que passou menos tempo foi Dorgival Terceiro Neto, que era vice e assumiu quando Ivan Bichara deixou o governo em 1978. Ele ficou no cargo por apenas sete meses.

Os outros cinco ex-governadores que recebem o benefício são Roberto Paulino (2002), Cícero Lucena (1994), José Maranhão (1995-2002 e 2009-2011), Milton Bezerra Cabral (1986-1987) e Wilson Braga (1983-1986).

Além dos ex-governadores, os cofres públicos também pagam pensão a 71 ex-deputados estaduais e a 79 viúvas de parlamentares.

A Ordem dos Advogados do Brasil da Paraíba (OAB-PB), seguindo recomendação da entidade nacional, vai reunir a Comissão de Nepotismo e Improbidade Administrativa da Casa para discutir o pagamento dos benefícios, que contraria a Constituição de 1988. De acordo com a OAB, o pagamento das pensões fere principalmente os princípios constitucionais de moralidade e da isonomia.

5 comentários:

  1. Alô Terror
    É muita gente da tucanagem recebendo não acha?
    MASSSSS,
    desta lista aí quantos são mesmo tucanos ou ex-tucanos.

    Crie vergonha na cara e coloque ao lado de cada um o partido a que pertencem ou pertenceram para não ficar com cara de manipulação canalha de informação.
    Terror do cachete
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Senhora Shami, pelo jeito a senhora nunca leu o Terror do Nordeste, pois se tivesse lido não ficava fazendo esse tipo de cobrança gratuita.Mesmo este Blog sendo, como se vê na sua descrição, partidário, eu já me referi à Ana Júlia Caepa(PT-PA) e Zeca do PT(PT-MT).Massssss, ocorre que, mesmo sendo censurável a conduta de ambos, nenhum deles foi cassado pela Justiça.

    ResponderExcluir
  3. Ah!, sem nenhum demérito para as mulheres, desculpe-me, vi que o senhor é do sexo masculino, e vi também que o senhor curte a nata da direita maldita do Brasil.Mas, diferentemente desses seus blogs favoritos, que não aceitam a opinião de qualquer um, este blog é democrático.

    30 Janeiro, 2011

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus! E o cara é de Barbacena MG. Um dos blogues favoritos dele vem com um elogio a nossa Presidenta. Será se ele já leu?

    ResponderExcluir
  5. Em Barbacena Dilma deu uma coça no Zé Alagão, 47108 contra 22956 para tristeza do Shami.

    ResponderExcluir

Este blog não publica comentários ofensivos à Lula, à Dilma e a qualquer outro membro do PT.Todos os comentários ofensivos à Lula e à Dilma serão sumariamente excluídos.Os comentários aqui postados expressam a opinião
dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Terror do Nordeste.