
Roberto Malvezzi (Gogó)*
A presidente Dilma visitou as áreas devastadas pelas chuvas. Pousou no lugar. Conversou com os prefeitos e o governador. Não riu das pererecas, dos bagres, nem criticou os ambientalistas, o ministério público, os indígenas e os quilombolas. Humildemente disse que era também um momento de aprender.
Dilma tem aparência dura, mas muitas vezes chora em público. Chorar e sorrir são atitudes exclusivas do ser humano, sinais de inteligência e sensibilidade.
Portanto, esperamos da presidente atitudes coerentes com seu procedimento e com suas palavras. O primeiro passo do poder público é mesmo socorrer com o melhor essas populações. Em segundo, é preciso o mapeamento imediato das áreas de risco no Brasil e o investimento prioritário para remover essas populações. Será um custo econômico astronômico, mas ainda é melhor prevenir que remediar, porque muito além do econômico está a vida da população. Essa tragédia, ao soterrar condomínios de luxo, prova mais uma vez que diante do que o mundo vem atravessando e vai atravessar, a natureza não distingue classe social.
Muitos especialistas comparam o que aconteceu no Brasil agora com o que acontece na Austrália e outros países, como Bélgica. Oras, não se pode avaliar essas tragédias apenas pelas mortes, mas por todos os prejuízos e transtornos físicos e psicológicos que eles causam. Quem passa por essa situação, a cada chuva, revive a tensão emocional de situações do passado.
O que acontece no mundo é muito mais grave que fortes chuvas de verão. O fracasso de Copenhague, Cancun, o avanço progressivo das cidades e agricultura sobre as florestas, desaba em fenômenos que agora presenciamos.
Dilma precisa, enfim, vetar qualquer mudança no Código Florestal que venha aumentar o desmatamento nas encostas e às margens dos rios. A força econômica e política do agronegócio não pode sobrepor-se aos direitos da esmagadora maioria do povo brasileiro. Sua racionalidade econômica é irracional para o bem do conjunto da nação.
Sobretudo, a presidente precisa entender que ela tem um papel histórico infinitamente maior que ser uma gerente dos interesses do capital. Precisamos ser um país melhor e equilibrado, não necessariamente a 5ª economia do mundo. A história lhe deu gratuitamente o papel de conduzir o país para um novo paradigma civilizacional, justamente nesse momento que atravessamos uma mudança de época. Tomara que ela compreenda a magnitude da tarefa que lhe cabe e não se abespinhe diante de interesses poderosos, mas profundamente mesquinhos.
Lembremo-nos sempre: hoje foi na casa do vizinho, amanhã poderá ser na nossa.* Assessor da Comissão Pastoral da Terra
Nada tendo a ver com o postado, solicito permissão por ser importante. Campanha "Não faça do seu voto uma arma. Votando na direita, o defunto será voce". Esta lá no Nassif: "...Nos primeiros dias do governo Marconi Perillo(PSDB) em Goiás. Está ocorrendo uma verdadeira perseguição aos servidores públicos. Ele acabou de aprovar uma lei que dá a ele poderes de ditador: permissão para colocar servidor público em casa sem remuneração, permissão para remanejar servidor publico de órgão para órgão contra a vontade destes. Está atacando e revogando leis que instituíram planos de cargos e remuneração no governo Alcides. Conseguiu, através da justiça, cancelar todos os concursos públicos realizados em 2010, até mesmo quem já tomou vai ser mandado embora.
ResponderExcluirO mais inacreditável, foi praticamente os servidores públicos quem o elegeram, ao redor de 80% dos servidores votaram em Marconi. A diferença entre Marconi e Iris foi apenas de 140 mil votos, coincidentemente o mesmo número de servidores ativos e inativos no estado. Mas Marconi teve, no mínimo, meio-milhão de votos vindos de servidores, familiares e amigos influenciados pelos servidores...".
H.Pires, cada um tem o governo que merece.
ResponderExcluirGilvan, absolutamente certo.
ResponderExcluirDepois, ainda temos que aguentar a HIENA histriônica vir aqui escrever mentiras sobre a maneira como Dilma tratará os trabalhadores! A forma como Marconi perigo trata os funcionários públicos, em Goiás, citadas p H. PIRES, é a mesma com que a tucanalha-demoníaca sempre tratou os trabalhadores, ou seja, como ESCRAVOS!!! Bem-feito para os que votaram nelle! Quem sabe um dia aprendem a votar!!!
ResponderExcluirDepois, ainda fico aqui, como uma a HIENA histriônica, escrevendo mentiras sobre a maneira como a "governAnta" do Lula tratará os trabalhadores! Será da mesma forma que o nosso comparsa Marconi perigo (ele é um "perigo" mesmo, pois, no Golpe do Mensalão Nacional, dedou o nosso Poderoso Chefão) trata os funcionários públicos, em Goiás, citadas p H. PIRES, e a mesma com que a tucanalha-demoníaca sempre tratou os trabalhadores, ou seja, como ESCRAVOS!!! Bem-feito para nós que votamos nela! Quem sabe um dia aprenderemos a votar!!! Mas eu prometo que não vou aprender nunca! Por que? Bem, eu penso como o nosso Poderoso Chefão: "quanto pior, melhor". Além disso, eu sou a Vera "PETRALHA DEMO-TUNGANONA DA SILVA". Ou não sou?
ResponderExcluirNÃO! VC é o ANÔNIMO COVARDÃO DEMO-TUNGANÃO que vem aqui todos os dias para tentar carregar o CARA, o MELHOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DESTE PAÍS, para o mesmo chiqueiro onde chafurda a quadrilha demo-tungana!!!
ResponderExcluirE o Marconi é um "perigo", porque está tomando conta das CHAVES DO COFRE, ou seja, a RAPOSA está "cuidando" das galinhas!!! O que, segundo o MP goiano, é um "perigo", dado à queda por propinas que o tungano-desgovernador de Goiás possui!!!!
NÃO! EU SOU "PETRALHA DEMO-TUNGANONA" covardona que vem aqui todos os dias para tentar carregar o CARA, o PIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DESTE PAÍS, para fora do chiqueiro onde chafurda junto com a quadrilha petralha!!!
ResponderExcluirE o Marconi é um "perigo", porque denunciou o nosso "Poderoso Chefão", mais conhecido como Jmanta, por que "JAMANTA NÃO VIU, JAMANTA NÃO SABE"!
Não!!! Vc é o ANÔNIMO DEMO-TUNGANO que vem aqui para TENTAR justificar os CRIMES da tucanalha-demoníaca que desgovernou nosso País, quebrando-o por três vezes, privatizando-o e deixando seu povo na mais absoluta miséria!!! Também o levaram para o esgoto da CORRUPÇÃO, enviando as propinas da privataria a paraísos fiscais!!! Quadrilha esta que possui "elementos", como a famiglia Alkimintiroso, que continuam assaltando os cofres públicos, ao ROUBAR a grana das merendas das criancinhas e carregá-las em carros fúnebres! E como o Álvaro-botox, que, além de receber uma aposentadoria safada de 24 mil reais, ainda exige as retroativas no valor de 1,6 mi, e que ainda tem a CARA-DE-PAU de dizer que o doará a instituições de caridade! O SAFARDANA!!
ResponderExcluir