quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A Primeira Guerra Mundial da Globo


As Organizações Globo estão enfrentando sua Primeira Guerra Mundial, desde que tiraram da Tupi o cetro de emissora de maior audiência do país — nos longínquos anos 70. Nos próximos dias será decidida a questão da transmissão do campeonato de futebol brasileiro.

Por Luis Nassif, em seu blog


Não se trata de um mero evento esportivo. Se perder a disputa, a Globo colocará em xeque toda sua programação do horário nobre — baseada no hábito diário de acompanhamento de novelas e de jornais televisivos. Pela primeira vez, poderá perder a liderança de audiência no país.

A ameaça é da TV Record, que promete uma proposta de R$ 550 milhões para conseguir os direitos de transmissão junto ao Clube dos 13. Por trás da disputa, há mudanças relevantes na legislação de direito econômico brasileiro.

Cada clube esportivo detém direitos de imagem sobre seus jogos. Para administrar seus interesses, anos atrás a Globo incentivou a formação do Clube dos 13, incumbido de negociar em bloco os direitos dos seus associados — maiores clubes nacionais. Nos Estados Unidos, por exemplo, grandes clubes recebem direitos de arena superiores aos pequenos clubes.

Sob o argumento de que as condições brasileiras eram diferentes, a Globo conseguiu equalizar os direitos de transmissão — todos recebendo a mesma quantia, tática fundamental para transmissões pela televisão aberta, na qual não é possível o pay-per-view (pagar para assistir). Se um clube com maior audiência ia reclamar, era encaminhado ao Clube dos 13, que tratava de demovê-lo de suas pretensões.

Mais ainda. Através de um contrato leonino, a Globo tinha uma cláusula de preferência, direito ao último lance em cada leilão de transmissão de campeonato. Ou seja, depois do último lance, ela tinha o direito de cobrir a proposta apresentada.

Esse modelo foi questionado no Cade (Conselho Administrativo de Direito Econômico). A Globo e o Clube dos 13 foram obrigados a assinar um termo de compromisso estabelecendo condições transparentes de disputa. Isto é, cada concorrente chegando com um envelope com sua proposta.

Primeiro, a Globo chamou os clubes e tentou convencê-los a baixar o preço, sob a alegação de que a audiência do futebol vem caindo há tempos e o mercado não aceitaria pagar grandes lances pelos direitos de transmissão. Não conseguiu disfarçar sua preocupação maior: no mundo todo, a emissora que tem o esporte mais popular lidera a audiência. Se perder o futebol, perde a liderança.

O problema maior surgiu na sequência. Em outros tempos, não haveria competidores. Apenas uma vez o SBT ousou competir, levando o Campeonato Paulista. Band e Rede TV nunca tiveram bala na agulha.

Agora, apareceu a TV Record dispondo-se a elevar o lance a R$ 550 milhões para a TV aberta. No setor de TV fechada, começa a competição com as teles e, na área da internet, com os portais.

A reação da Globo foi tentar implodir o Clube dos 13. Através de Ronaldo e de comentaristas esportivos conseguiu cooptar o presidente do Corinthians. Seja qual for o resultado da pendenga, trata-se de um capítulo central nas transformações pelas quais passa a mídia brasileira.

8 comentários:

Sandra disse...

Fora rede esgoto de Manipulação.
O maior mal do Brasil.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Sandra, isso mesmo.

cao@dino disse...

terror. tem trampa da grossa na jogada;fabio kof disse para andrés sanches que o corinthians -que tá devendo até as calças- pode levar até 70 milhões e que a globo não tem como cobrir(ela pagaria num contrato separado + ou - 40milhões)e o andrés respondeu que dinheiro não é o mais importante.é a hora de descapitalizar a globo-fazendo ela oferecer mais do que pode e usar a maioria no congresso para pedir uma CPI para varrer de vez com ricardo teixeira,globo,trafic,pelé, e outros mafiosos que operam no futebol brasileiro. a audiência de toda a programação da platinada vem caindo verticalmente,se a record colocar os jogos as 20:00hs ela enterra de vez o câncer da midia brasileira.a hora é agora, a CPI ou a record podem ser a estaca no olho cego dos marinhos.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Cao, o poder da Globo é grande,Esses covardes do Congresso não têm coragem para instalar uma CPI contra a Globo.

H.Pires disse...

Apesar de longo o comentário, muito instrutivo por parte da JUSTIÇA. Esta lá na Folha de São Paulo QUE FOI OBRIGADA A PUBLICAR. Apelante: João Luis Vieira Teixeira - Apelados Folha da Manhã e Outra: "....Por derradeiro, impende destacar que no dia seguinte à publicação da matéria citada, o autor, em prova de boa-fé, compareceu espontaneamente à Polícia Federal, onde descobriu, por intermédio da Delegada Ana Zelinda Buffara, que nenhuma investigação fora aberta contra ele (ao contrário do exposado na reportagem), aproveitando a oportunidade para lhe expor toda a situação que deu origem à presente discussão (como se infere à f. 74), recebendo, meses após, relatório da mesma delegada em que declarada a legalidade do comércio de fósseis que realizava (f. 77).
Desse modo, por faltar com a completa veracidade ao teor da publicação, por violação do dever de cuidado ao informar e por clara manipulação das informações obtidas de modo a tornar a reportagem claramente sensacionalista, entendo que é devida a indenização a título de danos morais ao autor, posto que o animus narrandi, imprescindível à boa reportagem, foi claramente ultrapassado, incorrendo as apelantes em abuso ao direito de informar....".

Antônio Carlos disse...

Cuidado Terror do Nordeste, pelo comentários posto, parece que o esgoto sulista está querendo irrigar o seu Nordeste e com direito a putrefação e tudo!!!!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Antônio,esse vagabundo safado que vá comentar na casa da mãe dele.

Unknown disse...

Por favor, rede record isto acontecendo não venha contratar os comentaristas da poderosa. Poisa não sabem nem porque a bola e redonda.