terça-feira, 16 de agosto de 2011

De novo o FMI

Fraa abre formalmente investigação contra diretora do FMI

A Justiça francesa abriu oficialmente uma investigação sobre a diretora-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde, por suspeitas de envolvimento em um caso vinculado com o empresário Bernard Tapie em 2008.


Lagarde será investigada pelo papel que desempenhou quando era ministra das Finaas no veredicto que encerrou em 2008 o impasse entre Bernard Tapie e o antigo banco público Crédit Lyonnais, com o qual o empresário recebeu mais de 200 milhões de euros de indenização, segundo parlamentares.


O Tribunal de Justiça da República, o único competente para julgar delitos cometidos por ministros durante sua estadia no cargo, elegeu uma comissão de instrução composta por três magistrados do Supremo que realiza a investigação.


Os três juízes deverão determinar se Lagarde cometeu os delitos de "cumplicidade em falsificação" e "desvio de bens públicos", que poderiam condená-las a dez anos de prisão e multa de 150 mil euros.


O complicado sistema judiciário da Fraa pode fazer com que a investigação dure anos, pairando sobre Lagarde enquanto ela tenta deixar sua marca no FMI e obter o apoio de críticos, especialmente nações emergentes irritadas com seis décadas de domínio europeu no principal cargo do fundo.


Lagarde foi nomeada para o mais alto posto no FMI depois que o ex-diretor-gerente Dominique Strauss-Kahn --outro ex-ministro das Finaas da Fraa-- renunciou após ter sido preso em maio por acusações de tentativa de estupro de uma camareira de um hotel de Nova York.Folha.

Um comentário:

H.Pires disse...

Que isso sirva de lição para nós aqui. Esses NOSSOS EMPREGADOS DO F.M.I., vieram aqui pedir emprego, como é o caso de doutora Largatê, para a Mulher Mais Poderosa do Mundo DILMA. DILMA/MANTEGA aceitaram e a contrataram, sem saber da "ficha corrida" de Dona Largatê. Da próxima vez que alguem do F.M.I. vier pedir emprego, será bom pedir a ficha corrida deles.