quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Tucano ganha liberdade




O ex-dono do banco Marka, e ex sogro de Índio da Costa, ex vice do tuvano José Serra, Salvatore Cacciola, aguarda alvará de soltura para deixar a prisão de Bangu 8, no Rio, onde cumpre pena desde 2008 por peculato e gestão fraudulenta de instituição financeira.Nesta terça-feira, a juíza Natascha Maculan Adum Dazzi, da Vara de Execuções Penais, aceitou o pedido de liberdade condicional de Cacciola.
 
Cacciola foi condenado a 13 anos de prisão pela Justiça brasileira 9ficou 4 na cadeia), em primeira e segunda instâncias, acusado de ter cometido peculato e gestão fraudulenta ao se valer de operações ilegais de compra de dólar que resultaram em prejuízo de R$ 1,6 bilhão ao tesouro brasileiro durante a desvalorização do real, no início de 1999.

 
Por conta disso, Cacciola foi preso provisoriamente, mas em 2000 conseguiu um habeas corpus do ministro do STF Marco Aurélio Mello e fugiu para a Itália.
Logo depois, o plenário do Supremo revogou a liminar concedida, determinando uma nova prisão, mas Cacciola não retornou ao Brasil e passou a ser considerado foragido.
 
Um pedido de extradição do ex-banqueiro foi negado pela Itália, sob o argumento de que ele possui a cidadania italiana.
Depois de ser localizado pela Interpol em Mônaco em setembro de 2007, Cacciola foi preso. Ele foi extraditado ao Brasil em julho do ano seguinte. Desde então, está no preso no Rio.
 
O caso Marka no governo de Fernando Henrique Cardoso
 
Durante a desvalorização do real, os bancos Marka e FonteCindam foram socorridos pelo Banco Central com R$ 1,6 bilhão. O pretexto é que a quebra desses bancos criaria risco sistêmico para a economia. Chico Lopes, ex-presidente do BC, e Salvatore Cacciola, ex-dono do Banco Marka, estiveram presos, ainda que por um pequeno lapso de tempo. Cacciola retornou à sua Itália natal, onde vivia tranqüilo, até que no governo Lula, ele voltou para a cadeia.Os Amigos do Presidente Lula.

2 comentários:

PERNAMBUCANO FALANDO PARA E COM O MUNDO disse...

Parece até que o crime COMPENSA!

vera disse...

Os PSDBostas/demos devem estar comemorando a liberdade do amiguinho-ladrão!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK