sábado, 17 de dezembro de 2011

Deu lá em Portugal:Privataria. Livro denuncia “maior assalto de sempre” nas privatizações do Brasil

"Maior assalto de sempre".Essa é boa. Oi! mas o PiG não diz que o maior escândalo foi o do Mensalão? O PiG(leia seus jornalistas) deve estar morrendo de vergonha.

Por Filipe Paiva Cardoso, publicado em 17, no iOnline

Privataria. Livro denuncia “maior assalto de sempre” nas privatizações do Brasil
José Serra e Carlos Jereissati são dos nomes mais referidos. O agora parceiro da Portugal Telecom terá pago subornos para garantir uma boa fatia das privatizações de telecoms no Brasil
 
 
É o retrato de um Brasil que já não se vê há muito na imprensa internacional, focada nos indicadores sobre a pujança do país. Espionagem, facadas nas costas, offshores, tiros, subornos, privatizações a desbarato... O livro concentra-se n’“a Era das Privatizações, sob a égide do presidente Fernando Henrique Cardoso”, sobretudo na área das telecomunicações, e descreve com nomes, datas e documentos os vários caminhos dos subornos que terão decidido as maiores privatizações brasileiras.


Resultado de mais de dez anos de investigação do jornalista Amaury Ribeiro Jr., os documentos dados à estampa implicam vários nomes, incluindo José Serra – ministro do Planeamento de Henrique Cardoso e ex-candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) à presidência do Brasil – ou Carlos Jereissati, um dos grandes vencedores das privatizações e hoje parceiro da Portugal Telecom através da Oi. São ainda ligados os pontos entre movimentos de dinheiro de offshores, aumentos de capital e pagamento de “propinas”.


Com um título baseado num termo criado pelo jornalista brasileiro Elio Gaspari, “que casou com felicidade os vocábulos ‘privatização’ e ‘pirataria’”, como explica Amaury Ribeiro Jr., o livro chegou às bancas no fim-de-semana passado e os 15 mil exemplares voaram.


Ao longo de 344 páginas, o autor começa por explicar como a sua carreira o guiou até aos meandros da política – alvejado depois de denunciar uma rede de tráfico foi obrigado a desaparecer das ruas. Na política descobriu um mundo de “crime sem sangue” que o empurrou para os meandros da “baixa política”. Depois, explica como José Serra usou dinheiro público para ir afastando quase todos os seus adversários políticos, incluindo Aécio Neves, que também queria o lugar de candidato do PSDB à presidência do Brasil. E aqui chega ao prato principal: privatizações, corrupção activa e passiva, favorecimento ilegal, manipulação da comunicação social, lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito. Segundo o autor, vários amigos e parentes de José Serra mantiveram empresas em paraísos fiscais entre 1993 e 2003 com o fim de movimentar e disfarçar dezenas de milhões de dólares que terão servido para pagamento de subornos aquando das privatizações no Brasil. Operações com várias ramificações e mãos.

Sobre Jereissati, as acusação são mais que muitas. A troca de avultadas somas de dinheiro entre as offshores deste empresário e as de Ricardo Sérgio de Oliveira (ex-tesoureiro de Serra) são corroboradas com documentos que permitem ao jornalista concluir: “A conexão entre Infinity [empresa nas ilhas Caimão] e Jereissati ratifica, pela primeira vez, aquilo que sempre se suspeitou, mas que nunca havia sido comprovado: que o ex-tesoureiro das campanhas do PSDB [Ricardo Sérgio de Oliveira] recebeu propina de Jereissati, um dos vencedores no leilão da privatização da Telebrás. Por meio do consórcio Telemar, Jereissati adquiriu a Tele Norte Leste e passou a controlar a telefonia de 16 estados.” Telebrás, Telemar e Tele Norte Leste são algumas das empresas que deram origem à Oi, a aposta brasileira da Portugal Telecom. A Oi detém 7% do capital da PT – através da Telemar Norte Leste. “A comprovação de que Jereissati é o dono da Infinity Trading está estampada em documento oficial. Consta do Relatório 369, da Secretaria de Acompanhamento Econômico, do Ministério da Fazenda, também encaminhado à Justiça. Oculto até agora nos porões do Tribunal de Justiça de São Paulo, o relatório e outros papéis inéditos da CPMI [Comissão Parlamentar Mista de Inquérito] do Banestado [banco do Estado do Paraná envolto num escândalo de remessas ilegais de dinheiro público] confirmam a vinculação. A Infinity, de Jereissati, favoreceu a Franton, de Ricardo Sérgio, com dois depósitos. O primeiro, de 18 de Janeiro de 2000, somou precisamente US$ 246.137,00. E o segundo, no total de US$ 164.085,00, aconteceu em 3 de Fevereiro do mesmo ano”, acusa o livro.

Reacções A editora define o livro como a prova final “do maior assalto ao património público brasileiro” de sempre, prometendo que o mesmo é “uma grande reportagem que vai devassar os subterrâneos da privatização realizada no Brasil sob o governo de Fernando Henrique Cardoso.” Já o jornalista pede atenção aos brasileiros: “Será gratificante se, depois da última página, o leitor mantiver seus olhos bem abertos. É uma boa maneira de impedir que aqueles que já transformaram o público em privado para seu próprio proveito tentem reprisar [repetir] o que foi feito na era da privataria.”


As reacções ao livro têm sido agressivas. “Trata-se de uma colecção de calúnias que vem de uma pessoa indiciada pela Polícia Federal. Isso é crime organizado fingindo ser jornalismo”, reagiu ontem a assessoria de imprensa de Serra. Já Jereissati e Ricardo Sérgio de Oliveira preferiram não fazer comentários. “Nunca perdi um processo, e já tive muitos”, lembrou o autor do livro, depois das reacções iniciais.


Em termos práticos o livro também já deu que falar: um deputado brasileiro já recolheu as 173 assinaturas necessárias para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar todas as acusações do livro. Agora, é esperar para ver.

7 comentários:

leonardo-pe disse...

"maior Assalto De Sempre":kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.essa é ótima!o PiG,ainda dá o braço a torcer,infelizmente!

Veralula disse...

Sr. Terror,
Será que o seu mais TUCANOTÁRIO leitor, o anônimo INTELECTUALOIDE DEBILOIDE, já leu A PRIVATARIA TUCANALHA???!!!

Kiá kiá kiá kiá kiá kiá kiá kiá

Mesmo sem provas, eu já lhe falava sobre as PROPINAS que a tucanalha maldita, os PRIVATAS DO CARIBE, havia enviado a paraísos fiscais, e agora o MARAVILHOSO Amaury fez a gentileza de nos brindar com as PROVAS!!!

NUNCA me senti mais FELIZ na minha vida!!!

Aproveito para parafrasear as palavras de Simeão, ao conhecer Jesus-menino: "Agora, Senhor, já podeis deixar partir em paz teu servo..."!!!

Ainda não consegui comprar o meu exemplar, pois os vinte que a livraria Nobel recebeu da primeira edição, se esgotaram logo nas primeiras horas, mas já encomendei o meu.

E pretendo comprar vários: um pra enviar ao procurador-brindeiro, e outros pra dar de presente a conhecidos tunganos!!!

Estou ansiosa pra saber QUAL TUCANALHA e QUANDO OUSARÁ PROCESSAR o AMAURY!!!!

KIÁ KIÁ KIÁ KIÁ KIÁ KIÁ KIÁ KIÁ KIÁ KIÁ KIÁ KIÁ KIÁ KIÁ KIÁ

ADRIANO ALMEIDA disse...

E o Carlos Jereissati é irmão do Tasso Jereissati?
É um verdadeiro bando de sanguessugas.
Dizes pela banda do Ceará, que o pai de tasso ficou de rico por via enviesada. Essa é a nossa elite e sua forma de ser...
Gilvan, parabéns pelo seu blog.
Um feliz natal, um maravilhoso ano novo para você, sua família e nós todos.
Um Brasil melhor.
Abraço!

Anônimo disse...

Caro blogueiro "dito independente', leia este canalha a serviço do Globo.

Merval Pereira, a responsabilidade e a desfaçatez

http://cidadedeminas.blogspot.com/2011/12/merval-o-cara-de-pau.html


Abraços.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Vera, os tucanos estão todos nervosinhos, a começar pelo que comenta por aqui, o anonimo tunganoide.Esse abestado, que vive a soldo do PSDB, passa o dia inteiro escrevendo as mentiras que saem na veja.Quanto à corrupção tucana, o maldito não dá um pio.É um vigarista.Adriano, feliz Natal pra voce também, assim como para a sua família.Abraços.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Anônimo, esse MERDAL É UM CAFAJESTE, ASSIM COMO É CAFAJESTE NOBLAT, que abre espaço na sua coluna para o crápula da ABL.São uns canalhas! Abraços.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Anõnimo,eu não reproduzi o texto do seu blog porque saiu truncado, não dá pra ler direito.