sábado, 28 de janeiro de 2012

Tucano bate boca na rua



 
Pré-candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, secretário Andrea Matarazzo quase saiu no tapa com manifestantes que criticavam a desocupação do bairro do Pinheirinho, em São José dos Campos; tema entra de vez na sucessão

 
Por Agência Estado


 
O secretário da Cultura do Estado de São Paulo, Andrea Matarazzo, discutiu com manifestantes do 'Ato pró-Pinheirinho' em frente ao Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP), cuja nova sede foi inaugurada neste sábado, 28. Houve confusão entre pessoas que defendiam o secretário e participantes do ato.

 
Os manifestantes protestavam contra a violência empregada durante a ação de reintegração de posse do terreno do Bairro do Pinheirinho, em São José dos Campos, no interior de São Paulo, que era ocupado por cerca de 2 mil pessoas.



O tema, cada vez mais, começa a ditar o rumo da sucessão municipal em São Paulo. Leia reportagem recente do 247 sobre as reações dos candidatos ao tema:



Diego Iraheta _247 - A violenta ação da Polícia Militar em Pinheirinho incendeia este início de disputa eleitoral pela Prefeitura de São Paulo. O confronto entre PM e moradores do acampamento, que incomodou até o Palácio do Planalto, foi alvo de críticas de todas as partes dos tuiteiros. Quem acabou virando alvo de diversos ataques foi o secretário de Cultura de São Paulo, Andrea Matarazzo. Por ser o único pré-candidato tucano a defender abertamente a ação policial, ele comprou briga com militantes de PT, PSol e PSTU.

Apesar de ficar na mira dos partidos da oposição de São Paulo, Matarazzo viu a sua candidatura tomar corpo neste fim de semana. Enquanto os outros pré-candidatos tucanos Bruno Covas e Ricardo Tripoli manifestavam apoio à “Crueldade Nunca Mais”, protesto contra os maus-tratos a animais, o secretário de Cultura respondia uma a uma as queixas de internautas sobre a posição do governador Geraldo Alckmin, ao permitir que a Polícia Militar cumprisse decisão judicial. “Como o @geraldoalckmin_ eu cumpriria sempre as determinações da Justiça. É uma obrigação de qualquer governante”, tuitou.

 
Matarazzo rebateu até as agressões contra ele. “Bem civilizado! RT @rizzo_marcos: @AndreaMatarazzo safado, sem vergonha, assassino, covardão, bunda mole...”, ironizou. Houve até ameaças de violência física: “Reajam paulistanos. Na mesma moeda. Porrada no focinho sujo do verme abjeto do @AndreaMatarazzo. Apedrejam sua casa, seus carros!”, apelou @edugoldenberg. “Caramba, apologia ao crime só na época do ‘vamos bater nos tucanos nas urnas e nas ruas’”, retuitou o pré-candidato.

 
Essa postura mais incisiva – sem temer as cutucadas dos adversários políticos – alinha Matarazzo a Alckmin e o deixa benquisto perante o tucanato paulistano. É a senha para ser carimbado como candidato oficial ao Palácio dos Bandeirantes. O porta-voz da esquerda na tuitosfera, José de Abreu, já sacou o favoritismo do secretário: “Adoraria ter o Sec @AndreaMatarazzo disputando a prefeitura com o Min Haddad. E com apoio amplo e irrestrito do José Privataria Serra”.

 
A resposta veio à altura: “e vai ter, @Jose_de_Abreu. E será mais uma derrota do PT aqui na nossa cidade!”. O ministro da Educação, Fernando Haddad, que sai hoje do MEC para se dedicar à campanha pela Prefeitura, ainda não se manifestou publicamente sobre #Pinheirinho.



Chalita Chocado


 
Além de Matarazzo, Gabriel Chalita tuitou sua opinião sobre o confronto em São José dos Campos. O candidato do PMDB preferiu, contudo, manter o uniforme de bom moço – papel que vem assumindo ao longo de sua trajetória política e que, seguramente, lhe arrebanha fãs e eleitores. “O Pinheirinho mostra mais uma vez as injustiças sociais. A tristeza das famílias sem ter para onde ir”, descreveu.

 
Para os seguidores que não entendiam o que estava acontecendo, Chalito buscou ser didático: “Durante 8 anos, a área se transformou em um bairro. E a desocupação acabou com o sonho de muita gente. Ações como essas poderiam ser precedidas de um plano de habitação que contemplasse as famílias”, sugeriu.

 
Até o fim da manhã desta segunda-feira, 23, os pré-candidatos Netinho de Paula, do PCdoB, e Paulinho da Força, do PDT, não tuitaram nada sobre #Pinheirinho.

3 comentários:

Anônimo disse...

É este o jeito tucano de governar: bate-boca, tapa, porretada e gás lacrimogêneo. Mas os paulistas devem adorar este tipo de governo, pois em toda eleição os tucanalhas são eleitos. Continuem, pois, nadando nas enxurradas e levando cacetada da polícia. Votem no PSDB.

Anônimo disse...

Esta é a "aula de democracia" tucana.Aguenta paulistada.

luiz disse...

Se o Governo de SP é cumpridor de decisões judiciais, por que não paga o meu precatório alimentar?