domingo, 22 de março de 2009

Jornalistas são o novo alvo da truculência de Gilmar Mende

Não é possível que ninguém faça nada contra este ditador e, no momento, representante maior do Poder Judiciário. Ditadura não é coisa boa, mas, seguramente, é muito pior quando é imposta pelo Poder Judiciário.Alguém tem que ter coragem de chamar esse estrupício às falas.

Porto Alegre (RS) - Hoje eu quero comentar sobre um assunto que não saiu em nenhuma mídia no Brasil. Apenas foi publicado em blogs alternativos, que aliás estão sendo a saída para muita gente que se sente manipulada pela grande imprensa brasileira que publica, como se sabe, o que lhe convém e esconde o que lhe incomoda - ou o que incomoda a seus protegidos e aliados. Pois no dia 13 de Março último, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, foi ao estado do Acre para uma palestra sobre drogas para jovens da rede pública de ensino. Depois da palestra, o presidente do STF concedeu entrevista coletiva a jornalistas.

Um desses jornalistas, Altino Machado, lhe fez a seguinte pergunta: "Ministro, o senhor tem se manifestado constantemente em defesa da propriedade, contra as invasões de terras, mas em nenhum momento o senhor se manifestou contra dezenas, centenas de assassinatos de lideranças de trabalhadores rurais. Isso decorre do fato de o senhor ser ministro ou pecuarista?", questionou.

A resposta do ministro Gilmar Mendes foi esta: "Devo lhe dizer o seguinte: eu tenho me manifestado contra qualquer violação de direitos, qualquer violação de direitos mesmo. Eu não quero que haja assassinatos, independentemente de… Que não haja violência. Pode-se protestar, pode-se fazer qualquer consideração, mas tem que ser respeitado o direito de outrem. A pergunta de qualquer forma é desrespeitosa. O senhor tome cuidado ao fazer esse tipo de pergunta. Eu não sou pecuarista", concluiu Gilmar Mendes ao jornalista.

O jornalista Altino Machado tomou como base para a pergunta que incomodou tanto Gilmar Medes o manifesto distribuído no dia 6 de Março pela Secretaria Nacional da Comissão Pastoral da Terra da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), onde está afirmado (e até hoje não contestado publicamente) que o ministro Gilmar Mendes “não esconde sua parcialidade e de que lado está” e que é sim “grande proprietário de terra no Mato Grosso”.

Depois dessa resposta ameaçadora, o ministro Gilmar Mendes ainda mandou um assessor dele telefonar para a Polícia Federal e advertir os agentes federais assim: "Fiquem de olho naquele moço [refereindo-se a Altino], pois ele é muito perigoso".

Esse fato, narrado pelo jornalista Altino Machado no portal do Terra Magazine, aconteceu no último 13 de março. Até o presente momento não se leu, escutou ou viu nenhuma dessas entidades patronais do baronato midiático - aqueles que se dizem os zeladores da proclamada "liberdade de imprensa" - se manifestarem sobre a grave ameaça do presidente do STF a um jornalista.

Se fosse o presidente Lula o autor da frase “o senhor tome cuidado ao fazer esse tipo de pergunta”, as emissoras de rádio/tevê, e os grandes jornais fariam um carnaval que duraria semanas, meses, a exemplo da expressão “marolinha” dita meses atrás pelo presidente Lula.


Pensem nisso, enquanto eu me despeço.

Até a próxima.

Cristóvão Feil é sociólogo e editor do blog Diário.
Colaboração de Nancy Lima.

2 comentários:

  1. Uai, adotou o estilo blackblog você também? Ficou bacana, mas se você usar uma fonte muito pequena fica doloroso de ler, principalmente para quem já está ficando meio ceguinho como eu.

    ResponderExcluir
  2. Língua, a fonte ficou no estilo grande.De todo modo, valeu a observação. Aceito sugestões.

    ResponderExcluir

Este blog não publica comentários ofensivos à Lula, à Dilma e a qualquer outro membro do PT.Todos os comentários ofensivos à Lula e à Dilma serão sumariamente excluídos.Os comentários aqui postados expressam a opinião
dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Terror do Nordeste.