quarta-feira, 1 de abril de 2009

AGORA FEDEU DE VEZ


01/04/2009
Ex-ouvidor diz que Yeda sabia do uso ilegal de sistema de escutas telefônicas


Folha Online

O ex-ouvidor da Secretaria de Segurança Pública Rio Grande do Sul Adão Paiani disse nesta terça-feira em depoimento à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa que a governadora Yeda Crusius (PSDB) sabia do uso do ilegal do sistema de escutas telefônicas do governo chamado Guardião.

Segundo o presidente da comissão, deputado Dionilso Marcon (PT), o ex-ouvidor disse que as escutas estariam sendo usada para permitir o tráfico de influência, chantagem e pressão sobre integrantes do governo. Ao denunciar o esquema, Paiani disse que foi demitido.

"O sistema tem falhas e se comprova pelo fato de eu ter recebido os CDs com as gravações mesmo depois de ter sido exonerado do cargo", afirmou Paiani durante o depoimento.

Paiani foi exonerado no dia 9 de março do cargo e, segundo a secretaria, não havia apresentado suas denúncias internamente. A assessoria da secretaria afirmou que a exoneração do ouvidor foi motivada por uma reestruturação e não tem relação com as denúncias apresentadas hoje.

Para confrontar a versão do ex-ouvidor, a comissão decidiu hoje convidar o chefe de gabinete de Yeda, Ricardo Lied, um dos integrantes do governo que teve telefonemas grampeados.

A comissão também vai sugerir à CPI das Escutas Clandestinas da Câmara que ouça o ex-ouvidor. O pedido será encaminhado nos próximos dias.

O governo disse que não vai se manifestar sobre as declarações de Paiani.

Denúncia

Paiani denunciou o uso ilegal do sistema guardião no mês passado. Na ocasião, o ex-ouvidor entregou as supostas provas à OAB-RS (Ordem dos Advogados do Brasil), que ainda analisa o material.

De acordo com as denúncias, as gravações --de cerca de 30 minutos, reunidas em um CD-- revelam o uso do sistema da secretaria para realizar "pressão política" e tráfico de influência dentro do governo Yeda.

O CD, de acordo com Paiani, contém as gravações clandestinas de seis telefonemas feitos na reta final da eleição do ano passado, entre o final de setembro e o começo de outubro.

O secretário de Segurança Pública, Edson Goularte, autorizou a abertura de um inquérito pela Polícia Civil para apurar as denúncias feitas por Paiani.

O TJ-RS (Tribunal de Justiça) do Rio Grande do Sul já adiantou que as escutas telefônicas tinham autorização judicial.

4 comentários:

  1. ê simon, que beijinho doce que vc tem, depois q beijou Yeda unca mais bjou ninguem hahahahah

    e ainda esse safado se diz ético

    ResponderExcluir
  2. Marcelo, Simon é o Jarbas dos pampas.

    ResponderExcluir
  3. João Paulo01 abril, 2009

    Boa Marcelo! você me fez dar boas risadas com o beijinho doce do Pedro Simon.

    ResponderExcluir
  4. Caro Terros, Obama diz " Lula é cara" " Adoro este cara" hahahaha o PIG ta morrendo de inveja...

    To vendo que tem muita pauta pra colocar aqui.. Fora o jatinho de Tasso Jereissati, que usava a verba de passagem pra abastecer o seu jatinho desde 2005 ... Jatinho , SIM, dos mais caros.. e Mão santa que pode ser cassado por usar verba pública pra nbeneficiar eleitores, no caso das passagens. Tudo no blog Amigo do Presidente Lula.. abçs

    ResponderExcluir

Este blog não publica comentários ofensivos à Lula, à Dilma e a qualquer outro membro do PT.Todos os comentários ofensivos à Lula e à Dilma serão sumariamente excluídos.Os comentários aqui postados expressam a opinião
dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Terror do Nordeste.