quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Tarso Genro defende que Estado se aproprie de bens procedentes de atividades criminosas

Tremei, demotucanos!



Jornal de Brasília - 02/09/2009


O Ministério da Justiça pretende facilitar a apropriação pelo Estado de bens procedentes de atividades criminosos. Para tanto, está promovendo de hoje (1º) até o próximo dia 4, por meio da Secretaria Nacional de Justiça, o Seminário Internacional sobre Extinção de Domínio. “Este evento tem o objetivo de facilitar, de uma maneira mais rápida e eficiente do que a que existe atualmente, a possibilidade de apropriação de bens com origem na criminalidade e no delito pelo Estado”, justificou o ministro da Justiça, Tarso Genro, durante a abertura do seminário.

Segundo Tarso, a extinção de domínio ajudará o país no combate à corrupção ao crime organizado. “Ao incorporar esses bens, o Estado impede a reprodução da criminalidade e colabora para a estratégia internacional de combate à lavagem de dinheiro e recuperação de ativos”, disse o ministro. “E, ao mesmo tempo que aponta para esse aperfeiçoamento, o seminário colabora para o bem público”, acrescenta.

Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, a propriedade não é absoluta e não pode continuar sendo objeto de crime. "Precisamos conciliar a função social da propriedade ao combater ao crime e avançar sobre o que, de fato, é sigilo”, disse ele. “E a OAB é solidária com toda idéia de que o produto da sociedade deve se voltar à sociedade, e não contra a sociedade”, completou.

Segundo o presidente da OAB, “nada justifica, por exemplo, que armas apreendidas não sejam colocadas à disposição da segurança." Ele defende a criação de um cadastro nacional de bens apreendidos.

A expectativa do secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, é de que o seminário sirva como ponto de partida para a elaboração de propostas legislativas.

Um comentário:

  1. Então o Estado deve confiscar todos os bens da "Sofisticada Organização Criminosa"! Os seus membros vão ficar tão pobres quanto eram antes de entrar no desgoverno!

    ResponderExcluir

Este blog não publica comentários ofensivos à Lula, à Dilma e a qualquer outro membro do PT.Todos os comentários ofensivos à Lula e à Dilma serão sumariamente excluídos.Os comentários aqui postados expressam a opinião
dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Terror do Nordeste.