sábado, 24 de abril de 2010

Nivalde de Castro:Brasil precisa de uma Belo Monte por ano de energia


Da Agência Brasil


Brasília - O crescimento da economia brasileira vai levar a um aumento no consumo de energia e o país vai precisar a cada ano de cerca de 4 a 5 mil megawatts de capacidade nova instalada. Isso equivale à quantidade de energia estimada para a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que deverá entrar em operação em 2015. A avaliação é do coordenador do Grupo de Estudos do Setor de Energia Elétrica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Gesel-UFRJ), Nivalde de Castro.

Para ele, o resultado do leilão de Belo Monte, realizado na última terça-feira (20), foi positivo porque a tarifa, de R$ 77,97 por megawatt-hora, é considerada boa para o consumidor brasileiro. “Essa usina, bem como as usinas de Jirau e Santo Antônio [no Rio Madeira, RO], vai reafirmar a matriz hidrelétrica brasileira, que é limpa, renovável e apresenta uma tarifa muito barata”, diz.

Castro lembra que, em 2007 e 2008, quando o Brasil não tinha projetos de hidreletricidade para levar a leilão, por causa da paralisação dos estudos de inventário, o Brasil foi obrigado a contratar 7 mil megawatts de termelétricas a óleo, energia considerada mais cara e mais poluente. Para ele, o Brasil tem a melhor matriz elétrica do mundo.

Segundo Castro, as tentativas de barrar judicialmente a obra não terão sucesso. “É um empreendimento que o Brasil precisa, tem um peso muito importante para o desenvolvimento do país. Isso é o que move a AGU [Advocacia-Geral da União] para evitar qualquer imbróglio que venha a prejudicar a construção desse empreendimento”.

A capacidade total instalada da usina será de 11,2 mil megawatts, mas a energia assegurada, ou seja, aquela que pode ser garantida, prevendo os períodos de seca, será de 4,5 mil megawatts médios.

6 comentários:

  1. Lula em seus oitos anos de governo enganador não construiu nenhuma Grande Obra de relevância para o Brasil, e quer a gora sair dizendo que vai construir uma Usina.

    Engana-me que eu gosto.
    Kkkkkkkkkkkkkkk

    Lula lança PAC 02
    Pergunto: Existiu PAC 01
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk]
    Fui.......
    Nikacio lemos
    23 anos universitário

    ResponderExcluir
  2. Quando digo OITOS , digo oitos falsos como tem sido o governo Lula.
    kkkkkkkkkkkkkk
    Não é oito, e sim Oitos !!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. NiKacio,acho que você tá precisando trocar o fornecedor de bagulho.

    ResponderExcluir
  4. Nino, Nikácio é uma abestalhado.

    ResponderExcluir
  5. -Será que o tal do Nikacio não sabe que grande parte do Rouboanel foi feito com recursos do governo federal, portanto, do PAC?

    ResponderExcluir

Este blog não publica comentários ofensivos à Lula, à Dilma e a qualquer outro membro do PT.Todos os comentários ofensivos à Lula e à Dilma serão sumariamente excluídos.Os comentários aqui postados expressam a opinião
dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Terror do Nordeste.