A Justiça francesa abriu oficialmente uma investigação sobre a diretora-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde, por suspeitas de envolvimento em um caso vinculado com o empresário Bernard Tapie em 2008.
Lagarde será investigada pelo papel que desempenhou quando era ministra das Finanças no veredicto que encerrou em 2008 o impasse entre Bernard Tapie e o antigo banco público Crédit Lyonnais, com o qual o empresário recebeu mais de 200 milhões de euros de indenização, segundo parlamentares.
O Tribunal de Justiça da República, o único competente para julgar delitos cometidos por ministros durante sua estadia no cargo, elegeu uma comissão de instrução composta por três magistrados do Supremo que realizará a investigação.
Os três juízes deverão determinar se Lagarde cometeu os delitos de "cumplicidade em falsificação" e "desvio de bens públicos", que poderiam condená-las a dez anos de prisão e multa de 150 mil euros.
O complicado sistema judiciário da França pode fazer com que a investigação dure anos, pairando sobre Lagarde enquanto ela tenta deixar sua marca no FMI e obter o apoio de críticos, especialmente nações emergentes irritadas com seis décadas de domínio europeu no principal cargo do fundo.
Lagarde foi nomeada para o mais alto posto no FMI depois que o ex-diretor-gerente Dominique Strauss-Kahn --outro ex-ministro das Finanças da França-- renunciou após ter sido preso em maio por acusações de tentativa de estupro de uma camareira de um hotel de Nova York.Folha.

Que isso sirva de lição para nós aqui. Esses NOSSOS EMPREGADOS DO F.M.I., vieram aqui pedir emprego, como é o caso de doutora Largatê, para a Mulher Mais Poderosa do Mundo DILMA. DILMA/MANTEGA aceitaram e a contrataram, sem saber da "ficha corrida" de Dona Largatê. Da próxima vez que alguem do F.M.I. vier pedir emprego, será bom pedir a ficha corrida deles.
ResponderExcluir