sábado, 19 de novembro de 2011

PF investiga se Chevron tentou "roubar"a camada do pré-sal




A petroleira norte-americana Chevron, responsável pelo vazamento de óleo que já dura dez dias na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, é suspeita de tentar alcançar a camada de pré-sal no Campo do Frade. Se a suspeita for confirmada, o episódio se revelará num dos mais emblemáticos casos de agressão à soberania nacional promovida por uma empresa estrangeira. A possibilidade é admitida por técnicos da Agência Nacional do Petróleo, de acordo com reportagem publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo.


A Polícia Federal, que investiga o caso, desconfia inclusive que o acidente possa ter ocorrido justamente devido à possível perfuração de poços além dos limites permitidos.


Segundo a reportagem, a sonda usada pela Chevron tem capacidade para perfurar até 7,6 mil metros, mais que o dobro do necessário para a perfuração dos quatro poços autorizados no Campo do Frade (de até 1.276 metros de profundidade). A ANP quer saber ainda se houve falhas inclusive na construção do poço e se foi utilizado material inadequado. Também não se sabe se foram feitos os testes de segurança antes do início da perfuração.

Responsável pelo inquérito, o delegado Fábio Scliar, titular da Delegacia de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da PF, disse na reportagem que já existem indícios de que estrangeiros estejam trabalhando ilegalmente no litoral brasileiro. “É algo sério. Se isso for comprovado e esses estrangeiros em situação irregular estiverem recebendo salários no exterior, por exemplo, já se configura crime de sonegação fiscal e de sonegação previdenciária”, disse o delegado ao Estado de S.Paulo. A empresa nega a irregularidade.


Embora nem mesmo a Chevron saiba dizer quantos litros vazaram da plataforma (as estimativas da ANP indicam que a vazão média de óleo derramado estaria entre 200 e 330 barris/dia no período de 8 a 15 de novembro), o episódio pode acelerar a discussão sobre a segurança nacional em torno de sua principal riqueza. Na internet, começam a surgir manifestações para que a empresa estrangeira seja expulsa do País.


O episódio deixou clara também a situação de vulnerabilidade da exploração de petróleo em alto mar, área onde os órgãos fiscalizadores, como o Ibama, não conseguem monitorar de modo eficiente se as empresas cumprem ou não as normas de segurança, conforme reportagem publicada na sexta-feira no site de CartaCapital.


A preocupação se tornou ainda maior depois da notícia de que a empresa Transocean, que faz os trabalhos de perfuração para a Chevron no Campo de Frade, é a mesma que operava a plataforma da British Petroleum, que explodiu no Golfo do México, causando um dos maiores desastres ambientais da história recente.

Apesar do retrospecto da Transocean, o presidente da concessionária brasileira da Chevron, George Buck, disse que confia na empresa e que continuará a operar com ela no Brasil.


A plataforma da Transocean explodiu e afundou em abril de 2010, no Golfo do México, deixando 11 mortos e causando grandes prejuízos. Cerca de 4,9 milhões de barris de petróleo foram derramados no mar e o vazamento durou 87 dias.

*Com informações da Agência Brasil

3 comentários:

  1. J. Carlos/Aju-SE19 novembro, 2011

    Terror,
    Ainda guardo nos meus arquivos a conversa que o Wikilaeks divulgou entre José bolinha de papel Serra e o pessoal da Chevron, onde ele se compromete a modificar as regras de prospecção de petróleo na camada do pré-sal em favor da Chevron caso ele fosse eleito. Graças a Deus e ao povo brasileiro ele não foi eleito.
    E mais recentemente na Comissão do Senado onde o Ministro Carlos Lupi foi ouvido a Senadora Kátia Moto-Serra Abreu que disse claro e em bom tom que o Brasil só deu certo por causa das privatizações e que se a Petrobras tivesse sido privatizada estaria rendendo muito mais. Porém, no palanque, estes entreguistas não só negam que não vão privatizar como também afirmam que vão fortalecer estas empresas.
    Terror, o povo brasileiro precisa ser alertado contra estes entreguistas. Parece-me que já está circulando o livro em que a autora inglesa afirma que FHC recebeu dinheiro da C.I.A. por intermédio da Fundação Ford com o objetivo de modificar radicalmente a mentalidade dos jovens universitários. A Rede Globo jura de pé junto que devolveu o dinheiro da TimeLife quando fundou a sua rede de TV. Mas continuou por muitos e muitos anos recebendo os prêmios oferecidos pelos Norte Americanos além do seu jornalismo partidário. O Wikileaks também revelou que o William Waack da TV Globo é informante do consulado Norte Americano assim como o também reporte da Folha de São Paulo Fernando Rodrigues.
    Agora surge esta de que o filho do entreguista FHC é testa de ferro dos Norte Americanos na Rádio Disney. Se estes entreguistas estão insatisfeito com o Brasil por que eles não caem fora? Será que é porque não pegou ainda dinheiro o suficiente para viver nababescamente lá fora?

    ResponderExcluir
  2. J.Carlos, esses demotucanos sãos uns bandidos safados, uns entreguistas sem nenhum limite.Merecem ser queimados no fogo do inferno.Esses bandidos só sobrevivem enquanto políticos porque o PiG protege todos eles.

    ResponderExcluir
  3. e o mais revoltante nesse caso,é q a"grande mídia"só deu essa notícia quando não tinha mais como esconder!aqui em Pernambuco,os nossos"jornais",não deram sequer nota!só se preocupam com futebol!

    ResponderExcluir

Este blog não publica comentários ofensivos à Lula, à Dilma e a qualquer outro membro do PT.Todos os comentários ofensivos à Lula e à Dilma serão sumariamente excluídos.Os comentários aqui postados expressam a opinião
dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Terror do Nordeste.