O protesto, batizado de “Pedalada Pelada”, já foi realizado em Brasília e em
Aracaju, em 2009 e 2010. O movimento é inspirado no Naked Bike Ride, que neste
sábado ocorreu em cidades como Lima, no Peru – onde está em sua sétima edição -,
Santiago, no Chile, e Cidade do Cabo, na África do Sul, onde 200 pessoas
participaram do protesto. Assim como no Brasil, alguns manifestantes pintaram e
enfeitaram seus corpos.
“Trânsito obsceno”
Em São Paulo, o grupo pintou nos corpos mensagens pedindo respeito e paz no
trânsito ao gritos de “Você aí parado, vem pedalar pelado!”. A ideia é que o
passeio seja uma manifestação pacífica, bem-humorada e criativa que exponha a
fragilidade dos ciclistas em um trânsito que não carrega nenhum desses
atributos. Ou como cantavam os manifestantes, um “trânsito obsceno”.
A falta de trajes não era obrigatória, mas todos os presente fizeram questão
de mostrar um pouco mais de pele do que costumam fazer no meio do trânsito
ultrajante de São Paulo. Durante a concentração na Praça do Ciclista - local de
onde saem as Bicicletadas mensais, no final da Av. Paulista – a preocupação era
mais com acessórios do que com a nudez. Máscaras foram os acessórios mais
utilizados, principalmente aquelas que protegem as vias respiratórias da
poluição.
Logo no início da Pedalada, enquanto parte do grupo se arrumava na praça e
outros rodavam para se aquecer, uma viatura passou na Avenida. “Não
fiquem desespelados”, ironizou um dos ciclistas. Até o final do protesto,
diferente de anos anteriores, nenhum ciclista foi detido.
Com informações do Uol e do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário