Pesquisa da Fundação Getúlio
Vargas divulgada nesta semana - mas não na grande mídia - revela que a imprensa
perde sua credibilidade a cada dia; segundo a mostra, nada menos que 71% dos
brasileiros desconfiam das emissoras de TV, enquanto 62% não confiam na
imprensa escrita do País; dados que constam do 7º Anuário do Fórum Brasileiro
de Segurança Pública comprovam que os leitores e os telespectadores brasileiros
não aceitam mais ser enganados pelos grandes veículos de comunicação
247 – "A imprensa
muitas vezes age como se fosse um partido político, só não tem coragem de dizer
que é". A declaração foi do ex-presidente Lula no dia 16 de outubro,
durante um evento em Buenos Aires, na Argentina. E diz muita coisa. Ao defender
os seus interesses, e não o dos brasileiros, a grande imprensa provoca
desconfiança de seus leitores, telespectadores, ouvintes. E a credibilidade vai
se perdendo a cada dia.
Uma pesquisa realizada pela
Fundação Getúlio Vargas, e divulgada na última quarta-feira – claro, não na
própria mídia – revela que 71% dos brasileiros não confiam nas emissoras de
televisão do País. A desconfiança em relação à imprensa escrita é de 62%. Os
dados, que constam do 7º Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e
que também aborda outras instituições, como a polícia, mostra simplesmente que
os brasileiros não aceitam mais serem enganados pelos grandes grupos de
comunicação.
Leia abaixo reportagem do
jornal Brasil de Fato sobre a pesquisa:
71% dos brasileiros não
confiam nas TVs e 62% nos jornais
Os dados foram produzidos a
partir da pesquisa índice de Confiança na Justiça Brasileira (ICJBrasil), da
Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo, e fazem parte
do Anuário
07/11/2013
Da Agência FEM-CUT/SP
Uma pesquisa realizada pela
Fundação Getúlio Vargas divulgada na quarta-feira (5), mostrou que a imprensa
está perdendo, a cada dia, a credibilidade. Componente do 7º Anuário do Fórum
Brasileiro de Segurança Pública, a pesquisa mostrou que é alta a desconfiança
em relação aos meios de comunicação: TVs não têm a confiança de 71%, percentual
maior que a polícia (70,1%) e a imprensa escrita (62%).
No primeiro semestre de
2013, a instituição da qual a população mais desconfiava eram os partidos
políticos (95,1% dos brasileiros desconfiam), seguida do Congresso Nacional
(81,5%). Com índice melhor que as polícias, aparecem a Igreja Católica (50,3%
desconfiam) e as Forças Armadas (34,6%).
Os dados foram produzidos a
partir da pesquisa índice de Confiança na Justiça Brasileira (ICJBrasil), da
Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo, e fazem parte
do Anuário. Foram coletados junto a 3.300 brasileiros de oito estados
brasileiros por semestre.
O Anuário selecionou, da
pesquisa, essas cinco instituições. O índice de desconfiança de todas elas
aumentou na comparação do primeiro semestre de 2012 para o mesmo período desse
ano. No caso dos partidos políticos, o índice de desconfiança ficou em 1,2
ponto percentual. O do Congresso cresceu 2,6 pontos percentuais, o da Igreja
Católica subiu 7,8 pontos percentuais e o das Forças Armadas, 9,9 pontos
percentuais.
Desconfiança nas polícias
O professor da FGV Rafael
Alcadipani afirma, em artigo no Anuário, que alguns fatores que contribuem para
a desconfiança nas polícias são a baixa taxa de resolução dos crimes, a
burocracia no atendimento ao cidadão e a imagem de violência que está associada
às polícias, principalmente à Polícia Militar. "Vale lembrar que os
constantes confrontos entre PMs e manifestantes que aconteceram neste ano
terminaram por reforçar ainda mais a imagem de uma polícia truculenta"
afirma Alcadipani.
Segundo a FGV-SP, Pernambuco
é o estado em que as pessoas que procuraram a ajuda das polícias se mostraram
mais insatisfeitas com o trabalho das corporações. Só 27% dos cidadãos que
solicitaram apoio da PM no segundo trimestre de 2013 se disseram satisfeitas ou
muito satisfeitas. O percentual foi de 25% para a Polícia Civil.
A Bahia é o estado em que
houve maior índice de satisfação com a PM (54%) e com a Polícia Civil (50%). O
Rio de Janeiro foi o estado com segundo melhor índice de satisfação da
população com a Polícia Civil (43% ficaram satisfeitos). Já em relação à PM, o
índice de satisfação ficou em 45%, o mesmo que no Amazonas. Estes dois estados
só ficaram atrás da Bahia.
Eu assisto todos os noticiários de todas as emissoras só para escutar as críticas que eles fazem ao governo atual, então recorro a outras fontes que confio. Não dá para acreditar no que divulgam eles só acusam ao contrário aqui onde moro as pessoas estão na maioria não somente com o básico que possuem em uma casa, como TV, geladeira, mesa, cadeiras. Antigamente o pobre não tinha nem TV, bicicleta eu fui destas pessoas. Hoje além do computador a maioria das pessoas que passavam necessidade já possuem até transporte, alguns moto e carro.
ResponderExcluirEu vejo isto como uma grande crescimento, para completar só falta a casa própria. Que acredito que com certeza se houver empenho no futuro só não terá sua casa própria quem não abrir mão de coisas tipo: lazer, viagens etc.
Passei a entender que os canais de televisão todos tem o seu candidato e com isso eles não admitem a realidade do Brasil de hoje. Nossa o Datena passa o programa todo falando do prefeito de São Paulo, com certeza qdo era o anterior prefeito isto não acontecia.