quarta-feira, 30 de julho de 2008

KASSAB QUESTIONA LEALDADE TUCANA. ORA, É MAIS FÁCIL ACHAR ENTERRO DE ANÃO QUE LEALDADE EM DEMENTES E TUCANOS



Gilberto Kassab enviou e-mail para subprefeitos pedindo uma "ação" para tentar influir em pesquisa.

O vazamento do e-mail enviado pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM) a 26 subprefeitos trouxe à tona o racha que hoje assola a Prefeitura de São Paulo. O clima é de suspeição. Em recentes conversas, Kassab lança dúvidas sobre a lealdade de tucanos com cargo no governo, dizendo-se até traído. Kassab enviou e-mail para subprefeitos pedindo uma "ação" de modo a tentar influir na última pesquisa Datafolha.
A mensagem foi enviada em 23 de julho, o primeiro dos dois dias de campo da pesquisa. Kassab (11%) está em terceiro lugar. Numa reunião com pouco mais de dez pessoas, conta um dos interlocutores, Kassab chegou a listar os subprefeitos, pondo uma interrogação ao lado dos suspeitos de vazamento. Incentivado a demiti-los, o prefeito não só lembra seu compromisso com o governador José Serra (PSDB) pela manutenção da equipe como diz que os tucanos têm obrigação de defender até o final a gestão da qual participam.
Enquanto democratas acusam alckmistas de sabotagem no governo, tucanos mais moderados se queixam da pressão de outros secretários, até do PSDB, para que abracem a candidatura Kassab. Eles reclamaram da exposição que sofreram com a convocação de um almoço de equipe. Reproduzindo uma ponderação já feita pelo próprio Serra, o secretário de Coordenação das Subprefeituras, Andrea Matarazzo, tem recomendado que os subprefeitos não façam política. "O melhor que os subprefeitos podem fazer é manter a cidade limpa e em ordem.
Não falar de política, nem fazer política. É essa a determinação de Kassab. Sigo à risca", disse. "Bem capaz" Nas conversas, Kassab reconhece que errou ao confiar em 26 destinatários. Ele disse ontem ser "bem capaz" que os subprefeitos tenham visto o e-mail só depois da divulgação. "Essa é uma questão tão rotineira com os subprefeitos que é bem capaz mesmo que alguns tenham recebido depois", disse o prefeito, afirmando que o envio de e-mail "foi feito com uma transparência total buscando o melhor para a cidade". Kassab negou que haja um distanciamento entre ele e o governador tucano. "Ainda na semana passada tive quatro encontros com ele", afirmou. "É evidente que a partir do dia 5 de julho não podemos mais nos encontrar em inaugurações", acrescentou o democrata.

Nenhum comentário: