A TV Globo não para de bater recordes negativos de audiência. Faltando nove capítulos para terminar, Viver a Vida — o principal carro-chefe da emissora — entrará para a história como o pior ibope de uma novela das 8 desde que a Globo é a Globo. Sua audiência média desde a estreia, em setembro, até a semana passada foi de modestos 38 pontos.
A emissora procura identificar causas para o insucesso. Entre outras hipóteses está o desgosto do público com a personagem principal, Taís Araújo. Pesquisas apontam que a atriz não convenceu como a nova Helena de Manoel Carlos, o Maneco — como é conhecido o novelista obcecado por helenas.
Crise semelhante atinge o ibope do Jornal Nacional. Um dos principais produtos globais perdeu 24% de telespectadores em dez anos, conforme números da TV aberta. Depois de começar a década com 38 pontos de média, o telejornal termina abril em 29 pontos.
No ano passado, a média foi de 31 pontos. O JN tem perdido audiência de forma consecutiva desde 2006, quando a média foi de 36,4 pontos. Cada ponto equivale por 55 mil domicílios sintonizados na Grande São Paulo.
Nova programação decepciona
Os problemas da Globo vão dos velhos chamarizes de audiência às novas atrações. Prova disso é que a estreia da nova programação da emissora, em abril, não trouxe bons resultados. Segundo o Ibope, entre sete da manhã e meia noite a Globo conseguiu 16,8 pontos — contra 17,5 que alcançara em março. Assim, no mês de seus 45 anos, a emissora da família Marinho teve sua audiência mais baixa da década.
A melhor marca do período veio em 2004, quando registrou 21,7 pontos — que serviriam de estímulo para alcançar os tão sonhados 22 pontos. Antes, a emissora vinha crescendo significativamente: em 2000, a média foi de 20 pontos; em 2002 subiu para 20,3 e, em 2003, para 21 pontos.
Porém, a descida começou mesmo a partir de 2007, quando a média diária da Globo ficou nos 18,7 pontos, passando para 17,4 em 2008 e 2009 — que a emissora ainda espera bater neste ano.
Da Redação Vermelho, com agências
A emissora procura identificar causas para o insucesso. Entre outras hipóteses está o desgosto do público com a personagem principal, Taís Araújo. Pesquisas apontam que a atriz não convenceu como a nova Helena de Manoel Carlos, o Maneco — como é conhecido o novelista obcecado por helenas.
Crise semelhante atinge o ibope do Jornal Nacional. Um dos principais produtos globais perdeu 24% de telespectadores em dez anos, conforme números da TV aberta. Depois de começar a década com 38 pontos de média, o telejornal termina abril em 29 pontos.
No ano passado, a média foi de 31 pontos. O JN tem perdido audiência de forma consecutiva desde 2006, quando a média foi de 36,4 pontos. Cada ponto equivale por 55 mil domicílios sintonizados na Grande São Paulo.
Nova programação decepciona
Os problemas da Globo vão dos velhos chamarizes de audiência às novas atrações. Prova disso é que a estreia da nova programação da emissora, em abril, não trouxe bons resultados. Segundo o Ibope, entre sete da manhã e meia noite a Globo conseguiu 16,8 pontos — contra 17,5 que alcançara em março. Assim, no mês de seus 45 anos, a emissora da família Marinho teve sua audiência mais baixa da década.
A melhor marca do período veio em 2004, quando registrou 21,7 pontos — que serviriam de estímulo para alcançar os tão sonhados 22 pontos. Antes, a emissora vinha crescendo significativamente: em 2000, a média foi de 20 pontos; em 2002 subiu para 20,3 e, em 2003, para 21 pontos.
Porém, a descida começou mesmo a partir de 2007, quando a média diária da Globo ficou nos 18,7 pontos, passando para 17,4 em 2008 e 2009 — que a emissora ainda espera bater neste ano.
Da Redação Vermelho, com agências
Um comentário:
Tenho 59 anos, e ainda verei essa emissora maldita pedir falência. Eu ODEIO a GLOBO!
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