sábado, 1 de maio de 2010

Primeiro de Maio, data de luta e comemorações


Por: Luiz Marinho


"Como ex-sindicalista e ex-ministro do Trabalho, sei bem do valor desta data"

Saúdo a todos os trabalhadores e trabalhadoras neste 1º de maio. Como ex-sindicalista e ex-ministro do Trabalho, sei bem do valor desta data como um instante de comemoração e de luta. Um dos momentos importantes de minha trajetória pessoal foi ter contribuído - primeiro na condição de presidente da CUT e depois como ministro - para a instalação de uma política de valorização do salário mínimo no Brasil, cujo impacto direto e indireto atinge mais de 40 milhões de pessoas. Em função dessa política, o salário mínimo teve aumento real superior a 50% de 2004 a 2009.

O planejamento de longo prazo para a correção do salário mínimo, que nunca havia sido tentado no País, leva em conta tanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor quanto o crescimento do Produto Interno Bruto. Com o crescimento da economia, também há o aumento do mínimo, o que permite que os trabalhadores sejam beneficiados pelo bom momento econômico brasileiro e representa efetiva distribuição de renda. O surgimento de uma nova classe média no período não é coincidência e sugere um fortalecimento da classe trabalhadora.

Como prefeito, orgulho-me de saber que, neste ano, São Bernardo não apenas acolherá a principal festa de uma das centrais sindicais, mas que a própria gestão da cidade já tem muito a dizer também na área do trabalho.

Como prova do comprometimento de minha Administração com a classe trabalhadora, assino em 13 de maio decreto de apoio ao Trabalho Decente, orientações que procuram garantir melhores condições de segurança e de respeitoa. Ação inédita no País por parte de uma prefeitura, determina que as condições de trabalho serão implementadas nas obras da Administração, até como uma forma de dar o exemplo para o setor privado.

Inauguraremos também, em meados deste ano, em convênio com o governo federal, o Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda, que cadastrará e orientará trabalhadores desempregados para novas oportunidades de emprego.

O apoio à economia solidária é outra de nossas prioridades. Em junho de 2009, inauguramos o Costurando o Futuro, que capacita mulheres para a constituição de uma cooperativa de costureiras. Lançamos em fevereiro, o programa Mulheres Construindo a Cidadania, para formar 240 mulheres em situação de vulnerabilidade social para atuar na construção civil. Também procuramos viabilizar um centro adequado de reciclagem de resíduos para as associações de catadores. Como forma de facilitar essas e outras ações, enviaremos brevemente à Câmara projeto de apoio à economia solidária.

A Prefeitura também tem buscado interagir com as lideranças sindicais para resolver problemas dos trabalhadores e empresas. A atuação da Prefeitura no apoio à realização do Seminário ABC do Diálogo e do Desenvolvimento, que exerceu papel importante no enfrentamento da crise econômica em nossa região, é exemplo disso.

Outro exemplo dessa aproximação foi a reaproximação dos sindicatos com o Centro de Referencia de Saúde do Trabalhador. Reativamos o Conselho Gestor de Saúde do Trabalhador, com ações conjuntas envolvendo poder público, INSS, sindicatos e Superintendência do Trabalho.

Além das empresas, universidades, ONGs, Igreja e outros setores da sociedade, o diálogo com as representações dos trabalhadores é vital para que se encontrem melhores rumos para o desenvolvimento econômico e social da cidade. Com esse objetivo, lideranças sindicais das mais diferentes correntes de pensamento foram chamadas para fazer parte de nosso Conselho de Desenvolvimento Econômico e de diversos outros espaços de discussão de temas de interesse do Município.

* Luiz Marinho é prefeito de São Bernardo.
Fonte:ABCD MAIOR

Nenhum comentário: