sexta-feira, 4 de julho de 2014

Tragédia com viaduto em Belo Horizonte trás à tona envolvimento de gestões tucana e socialista com Delta de Carlinhos Cachoeira


Segundo o Portal "Hoje em Dia", em matéria escrita pelo repórter Humberto Santos, em 20/05/2012, apenas dois dias após a Polícia Federal prender o bicheiro Carlinhos Cachoeira, na Operação Monte Carlo, quando vieram a público as ligações do contraventos com a construtora Delta e seu proprietário, Fernando Cavendich, a Prefeitura de Belo Horizonte emitiu nota de empenho para pagar a Delta separadamente de sua parceira, a construtora Cowan, nas obras do BRT da Avenida Pedro I. A manobra foi realizada para evitar que um eventual bloqueio das contas da Delta prejudicasse a Cowan.

Acontece que segundo a matéria, a manobra que favoreceu a Cowan, contrariou um decreto municipal que determina que em caso de consórcios de empresas para realizar obras na capital, o pagamento e a emissão de nota fiscal só podem ser feitos para um único CNPJ, no caso, o do Consórcio. Em 21 de março, a Prefeitura comandada por Márcio Lacerda, do PSB, emitiu notas de empenho separadas para as duas construtoras nos valores de R$ 2.727.419,60 para a Delta e de R$ 10.909.678,40, para a Cowan, ambos os empenhos foram assinados pela servidora Márcia Teixeira de Carvalho Vitoretti e por Murilo Valadares, à época secretário de Obras, informa o "Hoje em Dia".

O contrato com o Consórcio Delta/Cowan já está sob investigação do Ministério Público mineiro, pois além de ter sido constatado superfaturamento de até 350% em vários de seus itens, o MP descobriu que foi assinado 3 meses antes de o Consórcio ter CNPJ, o que é ilegal.

Em julho de 2012, foi formalizado um distrato pelo qual a Cowan passou a ser a única responsável pela obra, o que também deve ser investigado pelo Ministério Público, já que a licitação foi vencida pelo Consórcio e não pela Cowan sozinha.

Embora filiado ao PSB, o prefeito Márcio Lacerda mantém estreitas ligações com o ex-governador e presidenciável Aécio Neves, que chegou a nomear uma sobrinha do bicheiro Carlinhos Cachoeira para cargo comissionado em seu governo, a pedido de Demóstenes Torres, conforme se vê no vídeo apresentado ao final deste post.



Nenhum comentário: