É este o homem que quer criar um Minstério de Segurança Pública para combater a criminalidade.
Tanto no Estado quanto na capital os assassinatos aumentaram
João Varella, do R7.Texto
O número de assassinatos no primeiro trimestre deste ano em São Paulo é o mais alto desde 2007, tanto na capital quanto no Estado, segundo dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública). No total, 1.224 pessoas foram vítimas de homicídio doloso [quando há a intenção de matar] no Estado de janeiro a março de 2010. Na capital, houve 376 assassinatos nesse período.
O número de homicídios na capital representa um terço do total de mortes no Estado, um descompasso com a proporção da população, que é de um quarto, segundo estimativa populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Em entrevista ao R7, o superintendente da organização não governamental Instituto São Paulo Contra a Violência, José Roberto Bellintani, chama a atenção para o fato de a capital puxar neste trimestre a média de homicídios por habitantes.
– Desde 2000, tradicionalmente a capital ajudava a baixar o índice.
Em relação ao primeiro trimestre de 2009, os homicídios na capital aumentaram 23%. No Estado, o aumento é de 7%. O especialista, no entanto, diz que não é possível ainda avaliar se o aumento na violência é uma tendência. Para ele, o crescimento deste trimestre pode ser um episódio isolado.
– Seria necessário avaliar como e onde aconteceram essas mortes
Nenhum comentário:
Postar um comentário