domingo, 23 de maio de 2010

O fator sul do Datafolha

A recente pesquisa do Datafolha expõe de forma inédita o instituto e o erro grosseiro cometido na pesquisa extemporânea que precedeu o lançamento da candidatura do José Serra. Especialmente nos resultados do sul, apontados pelos críticos como o da manipulação mais explícita.

Na edição online não se publicou o gráfico que consta do jornal. Reproduzi os dados aproximados aqui.


Pelo gráfico, em números aproximados se vê, nos resultados do sul, a candidata Dilma saindo de 20 pontos na pesquisa de 14/18 de dezembro para cerca de 28 em 24/25 de fevereiro. E Serra caindo de 43 pontos para 40 no mesmo período. Ou seja, um estreitamento de 20 para 12 pontos no período.

De repente, na histórica pesquisa de 25/26 de março, inexplicavelmente Serra salta para os 50 pontos e Dilma retorno para 22 – 32 pontos de diferença. Nenhum fato novo e, de repente, a tendência é interrompida e a diferença se torna maior do que em dezembro. Na pesquisa do Datafolha, Serra ganha 20 pontos no sul, em apenas um mês.

Quando houve o salto em março, o Datafolha atribuiu a reação de Serra ao fim das enchentes em São Paulo. Ora, uma reação puxada pelo sul sendo influenciada pelas enchentes de São Paulo.

Agora, a pesquisa volta ao leito normal e, de repente, se vê a diferença se estreitando para 3 pontos. E o Datafolha constatando que o principal fator motivador das eleições é o grau de conhecimento dos eleitores de que Dilma é candidata do Lula – argumento repetido à exaustão por Marcos Coimbra, do Vox Populi e por Ricardo Guedes, da Sensus.

Otávio Frias Filho conseguiu um feito inédito: jogou nas costas de um instituto respeitado, o Datafolha, a mancha do Proconsult que acompanha a Globo até hoje.

Luis Nassif


2 comentários:

zcarlos disse...

Cumpadi,
a culpa foi aquele chimarrão que o Serra tomou em Porto Alegre...
a erva era ruim.
Abs.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Cumpadi, exatamente.Abraços