sexta-feira, 1 de julho de 2011

No aniversário de FHC, Nelson Jobim joga seu cargo no ventilador


Isolado dentro do Ministério da Defesa desde a chegada do ex-deputado petista José Genoíno, o ministro Nelson Jobim aproveitou um evento tucano – o aniversário de 80 anos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso – para destilar o fel do ressentimento. Após entoar o que ele mesmo classificou de “monólogo” pró-FHC, Jobim disse que faria um discurso “cheio de vazios”, mas que o amigo tucano iria entendê-los. Diante de uma platéia hostil ao governo, Jobim chegou a anunciar que estava no cargo, exclusivamente, por vontade de FHC. “Se estou aqui, foi por tua causa”, discursou o ministro, para espanto até dos tucanos presentes. Mesmo no evento, todos sabiam que Jobim foi para o cargo, e se mantém até hoje, por causa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


No tal discurso, Nelson Jobim sequer falou no nome da presidenta Dilma Rousseff, com quem mantém uma relação superficial e conflituosa, desde que foi obrigado a voltar atrás e apoiar o projeto de criação da Comissão da Verdade, que irá investigar os crimes cometidos durante a ditadura militar. Em 2009, Jobim chegou a anunciar que iria se demitir, junto com os comandantes militares, caso o texto da terceira edição do Plano Nacional de Direitos Humanos não fosse modificado. Para evitar a crise, Lula retirou do documento o termo “repressão política” para se referir à atuação dos quartéis na tortura, assassinato e desaparecimento forçado de presos políticos.


O motim contra o PNDH-3, contudo, foi a última performance de sucesso de Nelson Jobim, ministro civil afeito a usar uniformes militares quando está junto de generais. No governo Dilma, foi obrigado a engolir a nomeação de José Genoíno como “assessor especial” e perdeu quase todas as atribuições de relevância da pasta, inclusive o controle sobre as operações militares. No caso da Comissão da Verdade, acabou informalmente subordinado a Genoíno e à ministra Maria do Rosário, secretária nacional de Direitos Humanos.

Foi no rastro desses acontecimentos que Jobim se exasperou diante de FHC, de quem foi ministro da Justiça e a quem deve a indicação ao Supremo Tribunal Federal, onde esteve por dois anos. À vontade na festa tucana, o ministro fez coro às críticas da oposição e de parte da mídia ao estilo de Dilma. Como contraponto, rasgou seda para FHC. “Nunca o presidente (FHC) levantou a voz para ninguém. Nunca criou tensionamento entre aqueles que te assessoravam”. E foi além, ao insinuar que os governos Lula e Dilma demoliram o que ele chamou de “processo político de tolerância, compreensão e criação”, supostamente construído nos tempos do tucanato. “Precisamos ter presente, Fernando, que os tempos mudaram”, faltou a FHC.


O arremate final, quase um pedido público de demissão, foi uma citação do dramaturgo Nelson Rodrigues. “Ele dizia que, no seu tempo, os idiotas chegavam devagar e ficavam quietos. O que se percebe hoje, Fernando, é que os idiotas perderam a modéstia”, afirmou. “E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento”. Mais explícito, impossível.

10 comentários:

Zé disse...

Esse energúmeno devia se mancar e pedir pra sair antes que seja escorraçado do governo.

Ele sabe que o PT o odeia e a presidenta só o suporta com pura conveniência.

Pede pra sair traidor da pátria.

Anônimo disse...

A Dilma o suporta porque o Lula assim ordena.

VERA disse...

Todo TROLL TUNGANOTÁRIO tem a mania de julgar os outros por seus gurus DEMOS-TUCANALHAS!!!

A Dilma NÃO é o FGAGAC-corno-manso, que fazia TUDO o que os IANQUES queriam, inclusive, tirar os sapatos e as calças e lamber suas bundas!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Esse aí é da cota do Lula.

Anônimo disse...

A Dirma diu un tremendu puxão di oreia nu Bafão quandu aclamô u seu "quiridu prisidenti" FGaGaC cum u maió prisidenti da istória du Braziu pur tê "ARQUITETADÔ UN PRANU DURADORU (U PRANU REAR, CLARU!) QUI ACABÔ CUA HIPERINFRASSÃO I DIU ISTABILIDADI ECUNOMICA AU PAÍZ".

I u ministru Nersu Jubin intão qui dissi qui dispois du FGaGaC só diu IDIOTA lá nu Palaciu du Planartu? Morar da istória: achu qui eli gosta du pudê mais nun gosta nen un poco di petraia i acha tudu elis burru.

Qui "palhoçada"!

VERA disse...

É justamente disso que vc e teus gurus demos-tucanalhas têm tanta INVEJA, né TUNGANOTÁRIO!!!

O COMPETENTÍSSIMO LULÃO possui ATÉ mesmo "cotas" INTERNACIONAIS, diferentemente do INCOMPETENTE e LADRÃO FGAGAC-garanhão-chifrudo, que não possui NADA!!!

Não é à toa que o Boca-de-suvaco anda CHEIRANDO demais e falando o que não deve!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Porca macau

Anônimo disse...

Inda ben qui ucê cunfessô qui u "consurtô" Bafão ten "cotas internacioná". Quar será us paraísu fiscar undi eli guarda a bufunfa dessas "cotas" qui ucê tá dizenu qui eli ten?

P.S: A Dirma diu un tremendu puxão di oreia nu Bafão quandu aclamô u seu "quiridu prisidenti" FGaGaC cum u maió prisidenti da istória du Braziu pur tê "ARQUITETADÔ UN PRANU DURADORU (U PRANU REAR, CLARU!) QUI ACABÔ CUA HIPERINFRASSÃO I DIU ISTABILIDADI ECUNOMICA AU PAÍZ".

I u ministru Nersu Jubin intão qui dissi qui dispois du FGaGaC só diu IDIOTA lá nu Palaciu du Planartu? Morar da istória: achu qui eli gosta du pudê mais nun gosta nen un poco di petraia i acha tudu elis burru.

Qui "palhoçada"!

Anônimo disse...

O ministro Alfredo Nascimento também é da cota de Lula; este Pagot faz tempo que é denunciado; desde o governo Lula; uma ex-blogueira do centro-oeste, Adriana Vandoni, seguidamente publicava denúncias contra ele.

VERA disse...

Os demos-tucanalhas são tão INCOMPETENTES que não prestam nem pra escolher os TROLLS que eles PAGAM pra LUDIBRIAR os incautos, nos blogs de esquerda!!!

Assim como seus gurus, os TUNGANOTÁRIOS também são tão INCOMPETENTES, que não tendo argumentos para defender os CRIMINOSOS demos-tucanalhas, passam a ofender os comentaristas desses blogs!!!

A mim, podem xingar do que quiserem, pois estou CAGANDO e ANDANDO para o que escrevem!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK