Não foi o Nordeste que garantiu a reeleição da presidente; juntos, Sul e Sudeste asseguraram 2 milhões de votos a mais para a petista que os obtidos no Norte e Nordeste do País; ao todo, Dilma obteve 45% dos votos do Norte e Nordeste e 48,8% no Sul e Sudeste; resultado ponta que não foram os eleitores nordestinos – apontados por muitos e até mesmo por parte da mídia como "dependentes de benefícios sociais" ou de "desinformados" - os responsáveis pela derrota de Aécio; o que pesou realmente foi o desejo do eleitor
Pernmmabuco 247 - A despeito do que pensem sobre o Nordeste, não foi a Região que deu a vitória a presidente Dilma Rousseff nas eleições presidenciais. A conta é simples e o resultado mais ainda: Aécio neves (PSD) perdeu a eleição em casa e a derrota foi alavancada pelo peso das regiões Sul e Sudeste. Juntas, estas regiões asseguraram 2 milhões de votos a mais para a petista que os obtidos no Norte e Nordeste do País. Ao todo, Dilma obteve 45% dos votos do Norte e Nordeste e, nada mais, nada menos, que 48,8% dos votos do Sudeste e do Sul do país.
Esta derrota está entre aquelas que são consideradas as mais fortes na disputa eleitoral, associada ao fato do palanque mineiro também não ter contribuído como se esperava em torno da candidatura de Aécio, foi reconhecida até mesmo pelas lideranças do PSDB. "Agimos errado lá (em Minas Gerais). Infelizmente foi isso que ocorreu. Vamos sentar para analisar", ponderou o presidente do PSDB de Minas, deputado Marcus Pestana, em entrevista à Rádio Folha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário