O caso Wikipedia me fez ler, por curiosidade, o verbete sobre Míriam Leitão.
Logo vi o seguinte: só a própria Míriam poderia tê-lo escrito. Ou sua mãe, tamanha a profusão de elogios e a ausência de qualquer crítica.
Em verbetes sérios da Wikipédia, sempre existe o contraponto, a área de críticas. No caso de Míriam, não há nada.
E convenhamos: se tem admiradores, Míriam Leitão é, também, uma das pessoas mais suscetíveis de reparos no jornalismo brasileiro.
Ela ficou associada ao catastrofismo econômico para uma enorme parte do público que consome notícias.
Mas isso está ausente no seu verbete na Wikipédia.Isso quer dizer o seguinte: quem alterou o texto prestou, de alguma forma, um serviço à verdade.
Temos lá que Míriam é o “jornalista mais completo” do país.
Minha mãe talvez dissesse o mesmo de mim.
Temos lá, também, que Míriam antecipou a crise econômica mundial. Quer dizer: se o mundo a tivesse ouvido, a economia mundial hoje seria uma festa.
Bem, isso nem minha mãe escreveria, em seu entusiasmado apreço por mim.
Você também encontra, ali, a informação de que ela é a o terceiro jornalista mais premiado do Brasil, atrás de, bem, isso não está dito.
Até Carlos Alberto Sardenberg, também ele “vítima” nas alterações, comparece. “Ela jamais se contentou com explicações oficiais”, afirma Sardenberg sobre Míriam Leitão.
Uma alma um pouco mais rigorosa poderia afirmar que somente as explicações dos Marinhos, ao longo dos anos, foram inteiramente satisfatórias para ela.
Os holofotes sobre o Wikipédia de Míriam Leitão mostram, acima de tudo, quanto é precária a parte brasileira da grande enciplopédia virtual.
A Wikipédia em inglês é muito superior. Traz, invariavelmente, o outro lado dos personagens, os pontos altos e, igualmente, os pontos baixos.
Ao tomar a defesa enérgica da colega, Merval deu uma aula magna aos editores da Wikipedia.
Pausa para rir.
Afirmou que eles deveriam zelar pelos verbetes. No Planeta Merval, pelo visto, isto não acontece. Qualquer pessoa entra na Wikipédia e faz uma festa.
Assim como Míriam Leitão poderia ter evitado a crise mundial caso fosse ouvida, Merval pode agora salvar a credibilidade da Wikipédia, se for lido e acatado.
Merval errou: a real lição é que, para preservar a credibilidade, a Wikipédia no Brasil não pode se deixar penetrar por textos chapa branca.
Em favor de Merval, seu verbete é simples e conciso. Tem menos da metade do espaço do de Míriam.
Não tem o lado crítico, é certo: Merval é um dos jornalistas mais detestados pela esquerda brasileira.
Mas também não tem as autolantejoulas de Míriam.
Não foi sua mãe que escreveu, com certeza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário