quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

EXCELENTE NOTÍCIA

Tarso: Territórios de Paz deve reduzir violência em 50%
Agência Brasil


BRASÍLIA - O Ministério da Justiça estima que, em um ano, os chamados Territórios de Paz registrem queda de no mínimo de 50% nos índices de criminalidade. A informação foi divulgada pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, durante a inauguração do quarto e último Território de Paz, na região administrativa de Itapoã, no Distrito Federal.

Segundo o ministro, o local foi escolhido por apresentar índices de violência e de desagregação social que ele próprio considera "trágicos". Tarso Genro voltou a afirmar que a segurança pública no país, até algum tempo atrás, era tratada exclusivamente como uma questão de "ação policial violenta" em resposta à criminalidade.

- Nossos jovens policiais, em regra, são treinados para agir dessa forma - disse o ministro.

Ele ressaltou que o policial brasileiro é colocado em confronto como se a luta contra a criminalidade fosse apenas "uma medição de forças pela violência".

- O Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) muda radicalmente isso. O policial, aqui, não é o que entra e sai, é o que entra e fica.

Tarso enfatizou que a polícia integra-se à comunidade e tem uma responsabilidade que é do Estado brasileiro: combater a violência com ação policial de alto nível e programas preventivos que organizem e integrem a comunidade para lutar também contra os desvios de conduta.

- Para que ela (comunidade) veja na polícia um braço amigo do Estado, e não o braço violento do Estado para gerar mais violência e mais crime.

A região de Itapoã também recebeu um posto da polícia comunitária, cujo efetivo deverá ser de 16 homens. De acordo com o secretário executivo do Pronasci, Ronaldo Teixeira, há 2.661 policiais do Distrito Federal matriculados na rede de segurança pública para adquirir a formação.

- Queremos uma polícia próxima da comunidade, dialogando e estabelecendo uma relação que signifique a presença do Estado onde ele tem que chegar. Esse policiamento estará equipado com armamentos não-letais - afirmou.

Outra novidade, segundo Teixeira, é a presença de um videomonitoramento em Itapoã, o primeiro instalado em área não-metropolitana.

- Teremos câmeras acompanhando as mais diversas ações da comunidade para oferecer segurança - disse.

O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, acredita que, no prazo de um ano, Itapoã será um lugar "realmente da paz" e que, além de diminuir os índices de violência, é preciso atuar não apenas com repressão.

- Não é tratar a violência só com polícia mas tratar a violência nas suas bases. É criar condições para que a criança, o adolescente e o jovem tenham esporte, uma boa educação e prevenção - destacou.

17/12/2008

Nenhum comentário: