segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

FALTOU INSTALAR A CPI DO SIFU

Segunda, 8 de dezembro de 2008


A Câmara dos Deputados determinou a criação de três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) que aguardavam leitura oficial no Plenário da Casa para serem instituídas. Mais uma comisssão deverá ser criada amanhã pelo presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP).
O primeiro-secretário da Câmara, Osmar Serraglio (PMDB-PR), fez a leitura oficial das três CPIs. O deputado, no entanto, quebrou uma tradição da Casa e "pulou" outras comissões que aguardavam na fila para serem criadas.

Uma dessas comissões que foi "pulada" é a CPI da TVA, que iria investigar o processo de autorização, por parte da Anatel, sobre a transferência de controle de outorgas envolvendo as empresas da companhia. Segundo informações da Secretaria Geral da Mesa, essa CPI será arquivada por Chinaglia.

Uma das comissões, de autoria do deputado Ivan Valente (Psol-SP), tem como objetivo investigar a dívida pública da União, dos Estados e dos municípios. A segunda CPI criada, de autoria do deputado Alexandre Silveira (PPS-MG), investigará a violência urbana. A terceira, CPI da Criança e do Adolescente, vai apurar as causas de desaparecimentos de crianças e adolescentes no Brasil no período de 2005 a 2007.

Com as três CPIs criadas hoje e a CPI do Aborto, que será instituída amanhã, a Câmara começará 2009 com cinco CPIs, número máximo de comissões deste porte segundo prevê o regimento interno.

Ao assinar o ato de criação das CPIs, Chinaglia não determinou a data de instalação das comissões. Caberá aos líderes partidários indicar os integrantes para que elas possam ser iniciar os trabalhos. Se as indicações forem feitas até o início da próxima semana, as comissão poderão ser instaladas ainda neste ano. Do contrário, só no novo ano legislativo, que começa em 1º de fevereiro de 2009.

Redação Terra.
Comentário.
Que meda, não tinha preço ver William Bonner, Josias de Souza, Reinaldo Azevedo, Noblat, Claudio Humberto cobrindo a CPI do Sifu. Assim como não tinha preço também ver Agripino Mala, Sérgio Guerra, Raul Jungmann, Arthur Virgílio, Corujinha, Luciana Nora, Chico Alencar, Clodovil, Gabeira dando entrevista para a GROBO.

Nenhum comentário: