quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

SAIBA QUEM SÃO OS INIMIGOS DA EDUCAÇÃO

3 DE DEZEMBRO DE 2008

Professores denunciam na 5a Marcha "inimigos da educação"


A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) levou para a 5ª Marcha da Classe Trabalhadora, que aconteceu nesta quarta-feira (3), em Brasília, faixas e estandartes com as fotos de cada um dos governadores considerados "Inimigos da Educação". Eles criticam os chefes do Executivo de dez estados que ajuizaram a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a lei que instituiu o piso salarial da categoria.



Figura dos governadores que são contra o piso dos professores Para Roberto Leão, presidente da CNTE, essa ação dos governadores é política, pois estados mais pobres da federação como Alagoas e Piauí já pagam o piso salarial. Segundo Leão, “se os estados e os municípios brasileiros não puderem honrar um compromisso tão modesto com esta geração de estudantes, precisam, urgentemente, repensar o papel do Estado e dos governos para com a sociedade”.


Os governadores querem incluir no piso salarial as gratificações, transformando o piso em teto. Eles também são contrários ao dispositivo da lei que prevê que o professor dedique um terço da carga horária de trabalho em atividades extra-classe. Eles alegam não ter orçamento para pagarem o piso e contratar mais professores, que será necessário com o afastamento dos professores para atividades fora da sala de aula.


Saiba quem são os inimigos da educação:

Cid Gomes (PSB), do Ceará;
José Roberto Arruda (DEM), do Distrito Federal;
André Puccinelli (PMDB), do Mato Grosso do Sul;
Aécio Neves (PSDB), de Minas Gerais;
Roberto Requião (PMDB), do Paraná;
Yeda Crusius (PSDB), do Rio Grande do Sul,
José de Anchieta Junior (PSDB), de Roraima;
Luiz Henrique da Silveira (PMDB), de Santa Catarina;
José Serra (PSDB), de São Paulo e
Marcelo Miranda (PMDB), de Tocantins.



De Brasília
Com informações da CNTE

Nenhum comentário: