Na tarde desta quarta-feira 30, o ex-presidente Lula esteve com o líder cubano Fidel Castro. Pela manhã, o brasileiro visitou as obras do Porto Mariel, acompanhado do atual presidente de Cuba, Raúl Castro. Mais tarde, em discurso, Lula prestou homenagem ao amigo Hugo Chávez, que se recupera em Havana de cirurgia contra um câncer
¶O ex-presidente Lula esteve, na tarde desta quarta-feira 30, com o líder cubano Fidel Castro. Não foram divulgadas informações sobre o que os dois conversaram; apenas uma foto do encontro. Pela manhã, o brasileiro visitou as obras do Porto Mariel, acompanhado do atual presidente de Cuba, Raúl Castro.
Lula participou nesta quarta-feira 30 da III Conferência Internacional pelo Equilíbrio do Mundo, evento que marca as comemorações dos 160 anos do nascimento do político e escritor cubano Jose Martí, para o qual foi convidado em agosto de 2011. Durante discurso, o ex-presidente aproveitou para prestar homenagem ao amigo Hugo Chávez, que se recupera em Havana de cirurgia contra um câncer.
"Eu não vim com uma guayabera branca [camisa tradicional no Caribe] como os cubanos geralmente usam. O objetivo também é homenagear outro companheiro nosso que tem muito a ver com tudo o que está ocorrendo em nossa querida América do Sul e na América Latina", disse Lula referindo-se a Chávez.
"Que a energia positiva deste encontro possa ajudar nosso querido companheiro Chávez, para que se recupere rapidamente", acrescentou Lula no encerramento do encontro, mencionando o encontro com Fidel. "Devo dizer a vocês que cheguei um pouco atrasado - só um pouquinho -, já que fui visitar um grande companheiro nosso também, o companheiro Fidel Castro", disse, criticando os Estados Unidos, que teriam "ouvidos surdos" para a América Latina.
"Depois, como ninguém é de ferro, fui almoçar com nosso companheiro Raúl Castro", acrescentou Lula. Ao iniciar o discurso, ele havia prometido, em tom de brincadeira, que falaria menos do que Chávez, Fidel e a presidente argentina, Cristina Kirchner.
Agenda
Depois de Cuba, o ex-presidente visita à República Dominicana, onde se encontrará com o presidente Danilo Medina Sánchez e o ex-presidente Leonel Fernádez. No próximo sábado, Lula chega a Washington, onde, no domingo, faz o discurso de abertura da conferência da The International Union, United Automobile, Aerospace and Agricultural Implement Workers of America (UAW), o sindicato dos trabalhadores da indústria automobilística e aeroespacial norte-americana. No próprio domingo, Lula retorna ao Brasil.
Com informações do Instituto Lula
Nenhum comentário:
Postar um comentário