segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

DATAFOLHA É SERRISTA

8 DE DEZEMBRO DE 2008

No Datafolha Serra sobe 3 pontos e Dilma 5


Na parte eleitoral da pesquisa Datafolha coletada entre os dias 25 e 28 passados, o governador tucano José Serra oscila positivamente três pontos, de 38% para 41%, dentro da margem de erro – de dois pontos para mais ou para menos – em relação à rodada anterior, coletada em março. A ministra Dilma Rousseff (PT) sobe 5 pontos, de 3% para 8%. E o deputado Ciro Gomes (PSB) cai cinco pontos, de 20% para 15%.
Ao divulgar a pesquisa na edição desta segunda-feira (8), o jornal Folha de S.Paulo destaca a diferença entre o desempenho de Serra e Dilma. Esta foi de 33 pontos em novembro, contra 35 em março. No segundo cenário, a diferença entre Ciro e Dilma é de 16 pontos, contra 27 na rodada anterior.

Na edição de novembro, o Datafolha incluiu um cenário em aparecem todos os candidatos citados até aqui (Serra, Aécio, Ciro, Heloísa e Dilma), já que Serra e Aécio podem concorrer por por partidos diferentes. Nesse cenário, Serra tem 36% das intenções de voto e Aécio 12%.

Ao lado de Aécio, aparecem Ciro Gomes (14%) e Heloísa Helena (13%). Dilma obtém 7%. Nesse caso, votos brancos e nulos somam 9% e 8% se declaram indecisos.

Serra tem melhor desempenho entre os mais jovens (de 16 a 24 anos e de 25 a 34 anos), mas fica abaixo da média entre os que possuem renda de mais de cinco a 10 salários mínimos, e em pelo menos dois dos três cenários do qual faz parte, também apresenta desempenho abaixo da média entre os que possuem nível superior e renda acima dos 10 salários mínimos.


José Serra tem a preferência de 49% dos simpatizantes do PSDB, enquanto Aécio Neves é apoiado por 21% deles.

Em relação à região do país, Serra obtém bom desempenho entre os que residem na região Sudeste em dois dos três cenários que participa, mas também fica acima da média no Norte/Centro-Oeste no cenário em que está ao lado de Aécio. Ciro tem seu melhor desempenho na região Nordeste em todos os cenários do qual faz parte.

Aécio destaca-se na região Sudeste nos três cenários em que é apresentado como presidenciável, inclusive quando está ao lado de Serra, que nesse caso, não se destaca nessa região. Heloísa Helena, que está em todos os cenários testados, destaca-se no Nordeste em pelo menos três deles.

Quando se leva em conta apenas a opinião dos moradores da cidade de São Paulo, Serra obtém o melhor desempenho entre os demais candidatos. No cenário com Ciro Gomes, o governador paulista fica cinco pontos acima da média e na situação em que Aécio está ao seu lado, Serra fica seis pontos percentuais acima da média.

A avaliação do governo de Lula tem influência entre os que afirmam votar em Serra: em todas as situações que o governador paulista é apresentado como candidato, ele obtém bom desempenho entre os que avaliam o governo do presidente Lula como ruim ou péssimo. Para os demais candidatos, praticamente não há influência da avaliação de Lula na intenção de voto.

Em relação ao partido de preferência do entrevistado, José Serra leva vantagem entre os simpatizantes de seu partido, o PSDB, quase sempre acima dos 60%. A exceção fica quando ele divide o cenário com Aécio Neves, obtendo aí a preferência de 49% dos simpatizantes do partido tucano. Serra se destaca também entre os que simpatizam com o DEM, com o PDT e com o PMDB.

Aécio Neves também tem destaque entre os que declaram preferir o PSDB, mas sempre abaixo do obtido por José Serra. Entre os simpatizantes do PTB, o governador mineiro também obtém bom desempenho. Já entre os DEM, Aécio fica acima da média em dois dos três cenários em que é apresentado com presidenciável.

Entre os simpatizantes do PMDB, destaque para Ciro Gomes, que em um dos cenários conta também com o apoio dos simpatizantes do PT. Dilma Rousseff está sempre acima da média entre os que declaram a preferência pelo PT.

Portal Vermelho.

Nenhum comentário: