segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

JOGANDO A TOALHA



Divulgou-se nesta segunda (15) mais um par de pesquisas. Uma do Ibope. Outra do Sensus.
A exemplo do que detectara o Datafolha, Lula está muito bem na foto. Como de hábito, a imagem do presidente é melhor do que a do governo dele.


Na sondagem do Ibope, o governo foi avaliado como ótimo ou bom por 73% dos entrevistados. A aprovação de Lula foi a notáveis 84%.

Nas tabelas do Sensus, o governo é aprovado por 71,1% dos brasileiros. E Lula belisca um índice de aprovação de 80,3%.
Os números colecionados pelos pesquisadores do Sensus indicam que Lula vai ter de derramar algum suor para carregar o "poste" Dilma Rousseff.

Quase metade da população (47,8%) desconhecem a chefe da Casa Civil. Mas a pesquisa traz outros dados que indicam que Lula não é um eleitor qualquer.


Nada menos que 43,9% dos entrevistados declaram que poderiam votar num candidato apoiado por Lula.


Desse total, 15,6% declaram-se dispostos a votar "exclusivamente" no presidenciável indicado por Lula.


Esses 15,6% constituem o índice potencial de transferência líquida de votos de Lula para Dilma. O bastante para acomodar a ministra no segundo turno de 2010.


A despeito de todo o prestígio de Lula, se a eleição presidencial fosse hoje, o tucano José Serra prevaleceria com folga em todos os cenários. Só perderia se o cndidato do governo fosse o próprio Lula.


Num eventual segundo turno contra Dilma, Serra venceria facilmente: 53,7% contra 14,5%. Votos brancos, nulos e indicisos somam 21,9%.


O levantamento do Sensus traz uma novidade em relação ao Datafolha: o tucano Aécio Neves, embora com um cesto de votos menos fornido que o de Serra, não faz feio.


Num segundo round contra Dilma, Aécio turno contra Dilma, Aécio também se sairia melhor: 32,3% contra 20,2%.


Com Serra, o PSDB venceria o primeiro turno com 46,5% dos votos numa disputa contra Heloísa Helena (12,5%) e Dilma (10,4%).


Com Aécio (25,3%), o tucanato continuaria tendo mais que o PSOL de HH (19,1%) e o PT de Dilma (12,9).


Se em vez de Dilma o representante do governo fosse Ciro Gomes, do PSB, Serra prevaleceria com 44%. HH (14,6%) amealharia mais votos do que Ciro (10,1%).


Neste cenário com Ciro, o tucanato também venceria se fosse às urnas com Aécio Neves (24,3%). Ciro (14,9%) aparece, de novo, abaixo de HH (19,2%).


Tudo considerado, pode-se concluir o seguinte:


1. Vai-se desenhando para 2010 uma nova queda-de-braço PT X PSDB;


2. Embora ainda seja uma sub-HH, Dilma dificilmente estará fora do segundo turno se Lula mantiver o prestígio pessoal em patamares próximos dos atuais;


3. A despeito de Serra ostentar índices de voto mais vistosos, Aécio não é "galinha morta";


4. Como alternativa do campo governista, Ciro Gomes definha antes mesmo de declarar-se candidato.


5. A manutenção da cena atual está condicionada aos reflexos da crise global sobre a economia brasileira a partir de 2009.


Por ora, o brasileiro parece satisfeito com as respostas de Lula. Mas a platéia está preocupada com a inflação e o desemprego.

Josias de Souza .
Comentário.
Engraçado. Dia desses o blogueiro que assina esta matéria dava a eleição de Serra em 2010 como favas contadas.De uma hora para outra começa a jogar a toalha.Pois, caro sabujo, o Terror não tem a menor dúvida que a futura presidente do Brasil será Dilma. Nenhuma!

Um comentário:

VERA LUCIA PASQUALETTO disse...

Pois é Gilvan,

Eu faço uma análise bem diferente sobre os dados da pesquisa.
Essa interpretação do tucano Josias, é bem para tucanos mesmo. Mas como na religião, cada qual interpreta a biblia como lhe convém.
Para mim, está mais para Dilma do que para Serra.