sábado, 13 de dezembro de 2008

JOSÉ SERRA DEFENDE GILMAR MENDES

12/12/2008
Serra exalta coragem de Gilmar Mendes em decisões históricas

Folha Online

Em evento promovido pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) nesta sexta-feira para homenagear o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, o governador José Serra não poupou elogios ao ministro. Entre as qualidades atribuídas a Mendes, Serra fez questão de enfatizar a coragem.

Sem citar diretamente o caso Daniel Dantas, em que Mendes foi alvo de críticas por conceder, por duas vezes, liberdade ao banqueiro após ele ter sido preso, o governador afirmou que o ministro do Supremo não tolera "abuso de autoridades".

"[A coragem] ficou muito clara a todo o país na sua defesa das normas do Estado democrático de direito a todos, independentemente da condição social da pessoa. [...] Não tem tolerado abusos de nenhum tipo de autoridade, seja juiz, seja promotor, seja policial", afirmou o governador durante seu discurso.

Pouco antes, após receber a Ordem do Mérito Industrial de São Paulo, Mendes citou ações tomadas durante sua presidência no Supremo que aumentaram a eficácia do judiciário, como a adoção da súmula vinculante e da repercussão geral nos julgamentos. "A súmula sobre as algemas encerrou aquele quadro que eu chamava de 'espetacularização'", exemplificou Mendes.

Lembrando que o ministro está no posto há apenas oito meses, Serra também enumerou casos históricos julgados durante a "gestão Mendes" no Supremo, como a demarcação da reserva indígena Raposo/Serra do Sol (RR), a liberação das pesquisas com células-tronco, a proibição do nepotismo nos três poderes, entre outros.

A única crítica feita por Serra a Mendes ficou por conta da escolha do time de futebol. O governador paulista disse não entender como um mato-grossense de Diamantino --cidade onde Mendes nasceu-- torça para o Santos. "Mesmo em São Paulo teria opções melhores", afirmou Serra, que é palmeirense.
Comentário.
E tem de defender mesmo, afinal, os dois serviram ao governo FHC no auge da privataria, destacadamente na doação do Sistema Telebrás, época do enriquecimento de Dantas.José Serra, como ministro do Planejamento, e Gilmal Mendes, como Advogado-Geral da União. Eles se merecem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esses senhores lutaram contra a ditadura? Eles querem é mais uma. A quem eles enganam ? Quem?