terça-feira, 16 de dezembro de 2008

MENOS LUCRO, MAIS EMPREGO

15 DE DEZEMBRO DE 2008

Deputados do PT repudiam proposta de flexibilização das leis trabalhistas


Deputados da bancada petista na Câmara classificaram como “oportunista” o pleito do presidente da Vale, Roger Agnelli, ao solicitar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a flexibilização temporária das leis trabalhistas em função da crise econômica mundial.


Para os parlamentares, o que as grandes empresas precisam fazer é usar parte dos exorbitantes lucros faturados nos últimos anos para manter empregos e não comprometer o poder de compra dos trabalhadores. Entre as propostas do presidente da Vale, publicadas na imprensa neste domingo (14), está a redução de salários, da jornada de trabalho e dispensa de contratos trabalhistas.“É uma proposta oportunista. Os empresários não podem se aproveitar da crise para escrachar os trabalhadores. Isso é um pensamento da época da ditadura, quando se buscava individualizar os lucros e socializar os prejuízos”, afirmou o deputado André Vargas (PT-PR). O petista lembrou que a Vale tem obtido os maiores lucros entre todas as mineradoras do mundo. A empresa tem um faturamento superior a US$ 30 bilhões por ano, emprega mais de 60 mil pessoas e está presente em mais de 30 países.

André Vargas elogiou as medidas que o governo tem adotado para combater os reflexos da crise na economia brasileira e disse que a estratégia de manter os investimentos públicos e reduzir impostos vai manter a economia aquecida. “Não podemos transferir a conta da crise mundial para os trabalhadores brasileiros. A proposta de Agnelli atende unicamente ao capitalismo selvagem. Se reduzirmos o poder de compra dos trabalhadores, aí sim, teremos problemas com a crise”, avaliou.

Equívoco
Para o deputado Marco Maia (PT-RS) a proposta do presidente da mineradora é um equivoco. “Ao contrário do que propõe o presidente da Vale, o que o País precisa fazer é dar condições ao trabalhador para que não seja reduzido seu poder de compra. Qualquer medida que restrinja o consumo acentuará ainda mais os efeitos a crise. Uma coisa compensa a outra. Se agora os grandes empresários, especialmente os que atuam no ramo da exportação, têm menos lucros, no passado eles bateram recordes. Eles devem usar o saldo para segurar as despesas em momentos de dificuldades como este”, afirmou Maia.Marco Maia também destacou os efeitos positivos das medidas anunciadas pelo presidente Lula contra a crise. “O presidente Lula adotou medidas de incentivo ao crédito, redução de juros e impostos. No último fim de semana, por exemplo, as montadoras de carros sentiram na prática os efeitos da medida que reduz impostos para a compra de carros novos. Estamos no caminho certo, não há necessidade de se pensar em redução de salários ou de precarização das relações trabalhistas”, finalizou.


Fonte: Agência Informes

Nenhum comentário: