segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

PIADA DE MAU GOSTO

1 DE DEZEMBRO DE 2008

Para Mantega, é piada questionar a solidez da Petrobras


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, saiu nesta segunda-feira (1º) em defesa da Petrobras na discussão sobre a estatal tomar empréstimos junto a bancos federais. Segundo ele, é uma '' tempestade em copo d'água ''questionar a solidez financeira da companhia. É uma piada. Só quem está muito desinformado pode colocar isso em dúvida'', reiterou.

Mantega admitiu que o fato de grandes empresas estarem se financiando com bancos locais está estreitando a oferta de crédito para empresas menores, mas disse que esse é um ''desafio que o governo vai enfrentar''. ''Vamos aumentar esse volume de crédito'', garantiu.

O ministro disse ainda que a Petrobras vai manter os investimentos de R$ 50 bilhões previstos para 2009. ''A Petrobras vai continuar sendo a maior empresa brasileira'' , completou Mantega.

Mais investimentos

O diretor de abastecimento e refino da Petrobras, Paulo Roberto Costa, disse nesta segunda-feira que o momento de crise é o mais adequado para se investir. Com isso, ele sinalizou que a estatal não vai diminuir o ritmo os investimentos, apesar da menor demanda prevista parta os próximos anos.

"O momento mais adequado para se tocar os investimentos é justamente no período de crise. Quando todos pensam em parar, temos de manter o ritmo porque a crise não vai durar para sempre", disse Costa, após participar de seminário sobre biocombustíveis, no Rio.

O executivo informou que o plano de negócios da Petrobras para o período 2009-2013 está em fase de conclusão e deverá ser divulgado até o próximo dia 20. A expectativa é de que o planejamento seja aprovado pelo conselho de administração na reunião marcada para o próximo dia 19.

Costa acrescentou que mesmo com o mercado estagnado, o investimento para se aumentar a produção de petróleo será obrigatório. Ele citou o dado que indica que são necessários pelo menos mais 8,6 milhões de barris por dia a cada ano somente para substituir a redução da produtividade dos campos ao redor do mundo. "A Petrobras continua investindo e o pré-sal é prioridade", afirmou.


Da redação, com agências

Nenhum comentário: