Curioso é que nenhum sabujo do PiG, principalmente da Folha de São Paulo, dona do Datafolha, critica a ação antidemocrática do tucano do Paraná.Já pensou se fosse Lula? Ah! não perder de vista que essa não é a primeira vez que os tucanos brigam contra pesquisas.Lembrem-se que o PSDB, com ajuda da própria Folha, que agora experimenta do seu próprio veneno, ajuizou ação contra a Sensus/CNT.
Justiça Eleitoral do PR volta a proibir divulgação de pesquisas no estado ´
TRE atendeu pedido de Beto Richa (PSDB) e Robinson de Paula (PRTB). Institutos Datafolha, Ibope e Alvorada foram atingidos por decisões no PR.
Robson Bonin
Do G1, em Brasília
TRE proíbe divulgação de pesquisas no Paraná a pedido de Beto RichaO Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) voltou a proibir nesta sexta-feira (1º) a divulgação de pesquisas eleitorais sobre a disputa pelo governo paranaense. Os integrantes do tribunal vetaram a publicação dos levantamentos elaborados pelos institutos Alvorada e Datafolha e também rejeitaram recurso do Instituto Ibope, que contestava o impedimento imposto pela Justiça Eleitoral do estado.
O G1 tentou contato com o Instituto Alvorada, com o Datafolha e com o Ibope e ainda aguarda retorno das ligações.
Com divulgação prevista para esta sexta, a pesquisa do Instituto Alvorada entrevistou 1,5 mil eleitores entre os dias 27 e 30 de setembro. Ela foi impugnada pela Justiça Eleitoral paranaense a pedido do candidato do PSDB ao governo do estado, Beto Richa.
O candidato tucano já havia conseguido impugnar outras sete pesquisas. Um dos institutos prejudicados pela decisão favorável a Richa, o Ibope recorreu ao TRE mas foi novamente impedido de divulgar o levantamento.
Para justificar a iniciativa de impedir a divulgação dos números, o tucano alega a existência de falhas na metodologia aplicada pelos institutos de pesquisa. Na noite de terça-feira (28), antes do debate entre candidatos a governador promovido pela TV Globo, Richa falou sobre a proibição a divulgação das pesquisas.
“Quem me dera tivesse o poder – e não exerceria -- de impugnar pesquisas. Quem impugna pesquisas e impede divulgação de pesquisas é a Justiça Eleitoral. Se vocês consultarem, vocês vão ver que foi por unanimidade. Os sete juízes entenderam que havia irregularidade nesses questionários apresentados por esses institutos de pesquisa”, afirmou.
Uma das pesquisas do Datafolha, divulgada no dia 16, registrou empate técnico entre Richa e o candidato do PDT, Osmar Dias, que disputa o governo paranaense com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o levantamento Richa tinha 45% das intenções de voto contra 40% de Dias.
O Instituto Datafolha, que também teve pesquisas impugnadas pelo candidato do PSDB, desta vez foi proibido de divulgar os números da corrida eleitoral no Paraná por força de um recurso movido pelo candidato do PRTB, Robinson de Paula. Segundo a assessoria do tribunal, a pesquisa foi registrada pelo Datafolha no dia 27 de setembro e iria ouvir 2.170 eleitores paranaenses entre 1 e 2 de outubro.
A assessoria do PRTB afirmou que Robinson se desfiliou do partido durante a campanha e só continua concorrendo porque conseguiu autorização do TRE. Segundo a assessoria, foi do candidato a iniciativa de vetar a pesquisa. O candidato não foi localizado.
Com as decisões desta sexta, a Justiça Eleitoral paranaense, segundo dados repassados ao G1 pelo próprio tribunal, atinge o placar de dez pesquisas de intenção de voto impugnadas nestas eleições. O candidato do PSDB conseguiu impedir a divulgação de oito levantamentos, e o candidato do PRTB, Robinson de Paula, de dois.
Um comentário:
Caro Gilvan,
Mandei là pro Conversa Afiada com o seguinte comentario pro PHA:
Caro Paulo Henrique Amorim,
Não vai publicar esse FANTASTICO video que ajuda o povo de São paulo a entender o resto do Brasilsão???
http://www.youtube.com/watch?v=vIURFp9D1Q8
No final do video: “Que Deus lhe abencoe!”
Emocionante!
Postar um comentário