Segundo turno, reta final da peleja pela presidência da República, cotejam-se índices de preferência do eleitorado sob múltiplos ângulos – dentre eles, as diferenças regionais. O Nordeste desponta, tal como no primeiro turno, como fator importante, talvez decisivo, na quebra de braço entre Dilma e Serra.
Os tucanos, numa linha de coerência oportunista a toda prova, tratam de desqualificar o voto do nordestino, atribuindo-o tão somente à cobertura dos programas sociais. “É o voto dos beneficiários do Bolsa Família”, argumentam.
Nada mais falso. Se assim pensa o tucanato, das duas uma: ou é a mentalidade distorcida de quem vê o Brasil pela ótica da Avenida Paulista, ou mesmo a tentativa de obscurecer um relevante dado da realidade. Certamente as duas coisas.
Daí a oportunidade do artigo “O voto do Nordeste: para além do preconceito”, da professora Tânia Bacelar, que circula repercute amplamente.
Tânia ocupou a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional no primeiro governo Lula, onde deu contribuição marcante na formulação da política nacional de desenvolvimento regional – ou seja, na abordagem das desigualdades a partir de uma visão global de Nação.
No artigo em que se contrapõe ao torpe e preconceituoso argumento dos tucanos a propósito da vantagem de Dilma no Nordeste, Tânia demonstra com raciocínio claro e dados precisos o quanto o conjunto de políticas públicas encetadas pelo governo Lula tem resultado em alterações importantes na economia regional, com expressivas repercussões sociais. Diz ela que apenas os programas sociais “não são suficientemente numerosos para responder pelos percentuais elevados obtidos por Dilma no primeiro turno : mais de 2/3 dos votos no MA, PI e CE, mais de 50% nos demais estados, e cerca de 60% no total ( contra 20% dados a Serra).” E que uma “marca importante do Governo Lula foi a retomada gradual de políticas nacionais, valendo destacar que elas foram um dos principais focos do desmonte do Estado nos anos 90. Muitas tiveram como norte o combate às desigualdades sociais e regionais do Brasil. E isso é bom para o Nordeste.”
Observa Tânia que “ao invés da opção estratégica pela “inserção competitiva” do Brasil na globalização - que concentra investimentos nas regiões já mais estruturadas e dinâmicas e que marcou os dois governos do PSDB -, os Governos de Lula optaram pela integração nacional ao fundar a estratégia de crescimento na produção e consumo de massa, o que favoreceu enormemente o Nordeste.” Não é sem razão, por isso, que o Nordeste liderou o crescimento do emprego formal no país com 5,9% de crescimento ao ano entre 2003 e 2009, taxa superior a de 5,4% registrada para o Brasil como um todo, e aos 5,2% do Sudeste, segundo dados da RAIS.
Ora, se muda a vida imediata dos norestinos e se abrem-se expectativas de um ciclo de creescimento duradouro, economicamente sustentável, por que os eleirores desta parte do País haveria de optar por Serra e pela retrocesso à era FHC?
* Médico, vereador em Recife, membro do Comitê Central do PCdoB
.
Um comentário:
Congratulações aos amigos aí do nordeste,sou do sul e não vejo a hora de conhecer um pouco mais do meu Brasil viajando pro nordeste pra conhecer as belezas naturais que aí se encontram, mas também com muito orgulho conhecer o povo o qual se mostra muito mais politizado que o povo de outras regiões...Povo inteligente é aquele que como os nordestino fazem, é votar para um país forte e pujante escolhendo o lado dos que querem de verdade dar continuidade ao trabalho de LULA. Escrevo com tristeza sendo eu do Paraná quando vejo os paranaenses e também Catarinenses escolhendo ainda o retrocesso para suas regiões quando elegem pessoas ligadas ao tucanato que vai em breve após dia 31/10/2010 entrar em extinção. Os própios eleitos do Paraná e Santa Catarina ligados ao “tucanato” sabem que não estou mentindo quando de suas campanhas feitas para se elegerem não tiveram coragem de agregar a imagem do Serra as suas vitórias.....Claro que depois de eleitos agora aparecem querendo mover o mundo a favor de Serra mas eu acompanhei as campanhas nesses dois estados e sou testemunha vivo da falta de solidariedade dos própios. Para com o Serra....Ao contrário , LULA está de peito aberto em todas as paradas apoiando e ajudando a divulgar a sua sucessora com muito orgulho e satisfação com seu nome ou “legado” que deixa para os brasileiros. Éssa é a diferença de quem pode ajudar numa campanha com seu nome (LULA); e de quem não pode ajudar com sua presença numa campanha com seu nome (FHC)....Fica a questão pra quem quiser entender a onde eu quero chegar....LULA = Orgulho pra NAÇÃO prosperidade/sucesso/respeito inernacional/reconhecimento mundial etc.....FHC= Escreverei um resumo do que acho do governo de FHC...””O MUNDO VAI MA L!!!! O MUNDO VAI MAL!!!! ””O MUNDO VAI MA L!!!! O MUNDO VAI MAL!!!! ””O MUNDO VAI MA L!!!! O MUNDO VAI MAL!!!! Que tédio era ver um presidente no JN. Sempre se desculpando da falta de liderança e achando desculpas pra sua falta de capacidade de gerir uma nação que LULA provou ser tão poderosa pro mundo. Obs...Fica aqui meus sinceros agradecimento ao povo do Rio Grande do Sul que mostrou mais uma vez a condição de povo guerreiro e predeterninante que nunca se satisfez com pouco e que sempre lutou pelo seus interesses com a unhas e garras pra se tornar como sempre um estado que é um diferencial entre os estados do Brasil. Parabenizo todos os Estados do meu Brasil que mostraram inteligência e amadurecimento político pra exonerar a Elite burguesa e facista que pensa que pode fazer o que quiser com o poder......Que essa raça de PSDB e seus aliados nunca mais consigam tomar o poder pra vender nossa nação pros estrangeiros....DILMA 2010.!!!!!!! A mulher que nunca sequer foi candidata a nada e vai dar a maior derrota no (super preparado),Serra.......Quem tem padrinho não morre pagão,,,Benção LULA, e que Deus te abençoe também pelo tudo que fez por nós Brasileiros.
filhodobrasil@gmail.com
Postar um comentário