Como repórter, cobri muitos “estouros” de clínicas clandestinas de aborto. A maior parte das denúncias vinha de parentes de jovens que procuravam essas clínicas para abortar uma gravidez indesejada que elas queriam esconder e acabavam enfrentado problemas de saúde, quando não morriam por causa de graves infecções. Nós, repórteres, ouvíamos relatos de dramas, de pacientes e de pais que perderam suas filhas nas mãos de médicos irresponsáveis que cobravam alto por um aborto.
Mas desde que o mundo é mundo o aborto é praticado e combatido pelas religiões que defendem o direito à vida de todo ser humano. A mãe que concebe um filho tem toda a respopnsabilidade por ele, antes mesmo de seu nascimento, desde que é apenas um feto. É assim que nos é ensinado nos berços cristãos em que nascemos e é assim que passamos a vida pensando, sem no entanto refletir sobre o problema que é muito maior do que fazer ou não o aborto, permiti-lo ou não. É maior porque, por mais que seja condenado, ele nunca será completamente extirpado dos costumes das sociedades modernas.
E foi assim que a candidata do PT à presidência Dilma Roussef se posicionou diante do aborto. Em nenhum momento ela disse que o defendia, apenas que ele precisava ser discutido e regulamentado, deixando a cargo de cada mulher a decisão de fazê-lo ou não, pois há um direito do ser humano que é inalienável: o livre arbítrio e isso nenhum presidente ou líder religioso pode tirar de alguém. Ao propor sua regulamentação, Dilma queria extamente acabar com as clinicas clandestinas, onde verdadeiros açougueiros praticam o aborto ilegal e vão continuar a fazê-lo, explorando menores inocentes ou mulheres desesperadas para interromper uma gravidez inesperada.
Talvez quando levantou a questão, Dilma não tenha se dado conta do perigo das idéias colocadas em palavras que, mais tarde, podem ser usadas contra quem as pronunciou. Principalmente se esse “quem” é candidato à presidência da república e vem sofrendo todo o tipo de ataques possíveis. Concordo que o ponto de vista da candidata pode deixar brechas para que a acusem de ser a favor do aborto, mas com um um pouco de bom senso e boa vontade, apenas, dá para perceber que a intenção dela foi apenas colocar o assunto democraticamente, sem, no entanto, ser favorável à prática de arrancar a vida de um ser humano ainda na barriga da mãe.
Não tem sido nada fácil para Dilma lidar com toda essa campanha sórdida contra ela, porque é recheada de inverdades e calúnias. Como alguém pode se defender de algo que não fez ou não provocou? Interessante é que seus algozes, que falam tanto em ética, democracia, liberdade, respeito às instituições e à vida, são sempre os primeiros a apedrejar Dilma afirmando até que ela seria homossexual e que teria vivido muitos anos com uma mulher que agora estaria exigindo pensão por “tempo de serviço”. Essas acusações passaram pela Internet como um tsunami. Só eu recebi mais de vinte mensagens iguais com os dizeres- "Olha só que vergonha!" ou –"Dilma é mesmo um sapatão sem-vergonha” ou ainda “Olha só a nossa futura primeira-dama reclamando pensão “ e por aí vai, no mesmo tom de deboche e falta de respeito humano.
Ora, cadê a ética e o não preconceito dos donos da verdade que vivem instigando o povo contra Dilma? E se ela fôsse homossexual? Não estariam essas mensagens cheias de preconceito provando que os opositores de Dilma não merecem nenhuma confiança das minorias, exatamente por discriminá-las? Mas Dilma parece que conseguiu passar ao largo de todas essas calúnias reacionárias e ignorou-as. Deve ter sido difícil para a candidata engolir tantos sapos da oposição reacionária, onde muitos tem telhados de vidro muito mais frágeis do que o dela. Não contentes em difamá-la , mas sem o gostinho de vê-la incomodada com as infâmias, eles resolveram partir para o ataque do aborto acusando-a de ser conivente com sua prática.
Falta pouco para o segundo turno. Até lá ainda vamos ver muitas acusações contra Dilma, como a de ser culpada pelo aquecimento do planeta e até ser responsável por uma das mais comentadas e polêmicas mortes do momento, a de Saulo, o vilão cruel da novela das nove da Globo. É aquele história- Globo e você...tudo a ver!
Leila Cordeiro, Direto da Redação
3 comentários:
http://apodinosbastidores.blogspot.com/ siga esse blog, ai se poder.. sou de Apodi RN, seguidor de Lula e com Dilma... defendendo, se poder recomendar meu blog vou recomendar o seu tbm, vlw..... fica com Deus e vamos a vitória... bota o link se poder, http://apodinosbastidores.blogspot.com/
http://apodinosbastidores.blogspot.com/ siga esse blog, ai se poder.. sou de Apodi RN, seguidor de Lula e com Dilma... defendendo, se poder recomendar meu blog vou recomendar o seu tbm, vlw..... fica com Deus e vamos a vitória... aceita la
Que legal ler esse texto tão sincero da Leila Cordeiro, taí uma que já passou pela Rede Bobo e sabe do está falando. Parabéns Leila pela clareza do seu texto.
Postar um comentário