segunda-feira, 28 de março de 2011

Gilmar Mauro:''a realidade do País mudou''


O Estado de S. Paulo - 28/03/2011
ENTREVISTA - Gilmar Mauro, MEMBRO DA COORDENAÇÃO NACIONAL DO MST


Para Gilmar Mauro, da coordenação do MST, o Brasil precisa rediscutir o modelo agrícola.
A que atribui a redução dos acampamentos? Isso está ligado ao mercado de trabalho?


Sim. A realidade socioeconômica do País mudou. Houve um processo acentuado de geração de empregos nos últimos oito anos. A construção civil está bombando, mobilizando trabalhadores que costumo chamar, brincando, de primos pobres da cidade. O cara da construção é o ex-camponês, que, até algum tempo atrás, era o mais interessado na volta ao campo.
Isso é conjuntural?


Não sei até onde dura. O capitalismo ainda não saiu do período de crise internacional e é provável que o avanço brasileiro encontre limites uma hora dessa.
E o Programa Bolsa Família?


Muitas famílias encontram nele a possibilidade de ir sobrevivendo sem voltar para a terra.
Isso significa o esvaziamento da bandeira da reforma?


A reforma agrária precisa ser ressignificada, com um debate político. Se continuarmos essa lógica de exportação de commodities, com o uso intensivo de agrotóxicos, em menos de 50 anos teremos contaminado rios, lagos, terra. É o que desejamos? Queremos consumir alimentos contaminados? Se a sociedade responder sim, então não há espaço para reforma. Se disser não, precisamos rever o modelo agrícola atual.

4 comentários:

Anônimo disse...

cOMO FAZER REFORMA AGRÁRIA, SE OS PETISTAS HOJE SÃO LATIFUNDIÁRIOS. eM MIRANDA- MATO GROSSO DO SUL- todo mundo sabe quem é o dono da fazenda TRES CORAÇÕES....
E mais....A reforma agrária do PT foi criar corporativas agrícolas onde os SEM TERRA~são usados como TRABALHADORES assalariados, em regime semi-escravo....ATENÇÃO JORNALISTAS!!!! AQUI EM MS, muitos sem terra dizem que para sair da tal fazenda , devem pedir permissão ao FEITOR..eNFIM, O pt ENPURROU OS trabalhadô PARA A ESCRAVIDÃO.

Anônimo disse...

Se for verdade, é uma boa notícia.

Afinal os trabalhadores rurais, perceberam, que estão metidos, em uma FRIA.

Quero ver essa cambada de vagabundos, que vivem do dinheiro público, perderem a boquinha.

O será que a dilma vai continuar, sustentando-os???


ABAIXO MST.

Anônimo disse...

O que??? O MST está indo prá cucuia?
Mas que ótima notícia. Então o gado, digo, o bando de burros que fica como esfarrapados nos acampamentos passando frio e vivendo como indigentes cansou de ser boi de piranha e ver os dirigentes comento em banquetes e andando com carrões?
Ainda bem, estava no hora desse povo largar de ser burro e ser massa de manobra dessa corja de petralhas safados.

VERA disse...

TUNGANOTÁRIOS DEBILOIDES,
NÃO adianta querer justificar os CRIMES da QUADRILHA DEMO-TUCANALHA, inventando essas pinoquiadas sobre o MST!!! Nós os conhecemos e também a sua luta pelo direito à terra!!!

Também sabemos que o medo dos reaças direitalhas é perder os milhões de hectares de terra que ROUBARAM da União!!! Então, vão pentear macacos, seus INVEJOSOS PERDEDORES!!!