domingo, 12 de fevereiro de 2012

PT 32 anos: instrumento da transformação social


Edinho Silva


 
Nesses 32 anos de vida, o Partido dos Trabalhadores tem muito que comemorar. Fruto da capacidade de organização dos trabalhadores, dos estudantes, dos intelectuais, dos movimentos religiosos, das mulheres, dos negros, dos setores oprimidos e de muitos daqueles que lutavam contra a ditadura militar e por uma sociedade mais justa, o PT tornou-se um instrumento da transformação social, da construção de uma sociedade igualitária e democrática.

Ao longo desses 32 anos trabalhamos muito para que a democracia fosse reconstruída no nosso país. Para que os trabalhadores fossem transformados em sujeitos da sua própria história. Eles mostraram capacidade de elaboração de um projeto político. E hoje o PT lidera um Governo responsável por grandes transformações econômicas e sociais.

 
O nascimento do PT e a reorganização dos partidos populares permitiram as condições históricas para o surgimento de novos sujeitos políticos. Uma nova cultura política emergiu e aqueles que nunca tiveram vez e voz puderam ser protagonistas de uma nova ordem, ocupando espaços até então reservados para a elite brasileira.

A maior expressão desse processo de organização e luta social é o ex-presidente Lula. Ele simboliza a capacidade de organização e de ação social dos setores oprimidos. De todos aqueles que lutaram e lutam pela igualdade de oportunidades e pelo fim da discriminação.

 
Conseguimos ganhar Prefeituras, eleger vereadores, deputados estaduais e federais, senadores e governadores. Crescemos! Um operário se elegeu Presidente da República. Lula mostrou ao mundo que um retirante nordestino, um sobrevivente da miséria, era capaz de transformar um país em uma nação na qual todos os seus filhos pudessem visualizar o futuro. Hoje, o Brasil de Lula é símbolo de governança para o mundo. Simbolizamos a capacidade de crescer economicamente com justiça social.

 
Não há como negar: o Governo Lula transformou a história do povo brasileiro, principalmente da população mais sofrida. Quando duvidaram que era impossível um governo combater a miséria e a fome, ele provocou a ascensão social de mais de 30 milhões de brasileiros. A maior inclusão social da história da humanidade.

 
E foi o PT quem liderou mais uma quebra de paradigma elegendo pela primeira vez uma mulher presidenta da República. Dilma consolida e avança o projeto político de um país justo, que lidera a América Latina na busca de uma geografia política com distribuição de riquezas e liberdades irrestritas. Um Brasil que chama a atenção do mundo para a opressão histórica da África.

Essa é a história destes 32 anos. Uma história de lutas e vitórias. É essa história que nos inspira. Vamos continuar trabalhando para que o nosso país se consolide como uma sociedade realmente justa e igualitária.

 
O PT nunca cairá na cilada do comodismo. Será sempre o partido da irreverência em relação a tudo que é dado como trivial na política. A busca de novos objetivos, a capacidade de inovar e de fazer a sociedade refletir permanentemente sobre seus valores impedem que o PT perca sua inquietude original. Inquietude que se mantém viva na maturidade dos seus 32 anos de existência.

Edinho Silva é deputado estadual e presidente PT do estado de São Paulo

4 comentários:

Mery disse...

Gil, obrigada pelo comentário no meu blog.
Hoje lembrei de você, saí um pouquinho e onde estava passou um bloco, a música que cantavam era "Bandeira Branca"...Amor!
Achei linda e me deu até vontade de chorar, juro; acompanhei o bloco emocionada, é uma das músicas de carnaval mais lindas que já ouvi.
Então; "bandeira branca "eu peço paz"...
Beijinhos.
Bom carnaval!
Fica com Deus, beijos nas tuas filhinhas. Tchau!

Anônimo disse...

PT, QUE SAUDADE EU SINTO DE VOCÊ!

Ao completar trinta e dois anos, o PT é um jovem partido político com a alma decrépita de um velho octogenário. Afinal, exatamente como acontece com o corpo de quem abusa das bebidas, das drogas, da noite – levando a chamada “vida loca” – que acaba pagando o alto preço de morrer cedo, graças aos danos causados em seus órgãos pelos excessos. A a alma de um partido político é a sua essência ideológica e deve traduzir seus ideais de luta. Por isso mesmo, ao completar seus poucos trinta e dois anos, o PT mostra com todas as letras os malefícios causados pelos excessos de sua sede pelo poder a todo custo e pela sofreguidão compulsiva em levar o país de volta aos tempos da Guerra Fria ou da Revolução Russa.

Dono de uma aura perfeita de partido ético e seriamente ligado ao combate às oligarquias sanguessugas, que prendiam nossa nação no atraso e na servidão colonialista, mantendo nosso povo refém de bolsas e cestas básicas em troca do cabresto político eterno; ao chegar ao poder e ter sido conduzido a ele por uma das maiores votações já vistas em nossa história; o que fez então?

Diante da burrada do mensalão e da chantagem da máquina corrupta e oligárquica que sempre existiu em Brasília, o jovem partido vendeu sua alma e suas convicções ao demônio para garantir sua permanência no poder e escapar da vergonha de ter seu mais expressivo integrante – o ex-presidente Lula – exposto a um processo de Impeachment.

De lá para cá, exatamente como um trem desgovernado descendo a montanha, o PT começou a abraçar de peito aberto qualquer um ávido em mamar nas tetas do poder. Pouco importa se a ética, a correção administrativa, a moral política ou mesmo o simples bom senso são jogados pela janela enquanto o trem acelera sem parar e atropela anos de discursos, promessas, metas e a fé de quem acreditou nos falsos profetas da ética na política.

Os militantes? Bem, os militantes, cegos de paixão, mostram-se incapazes de acreditar que os sonhos e esperanças do passado foram trocados por muito dinheiro, consultorias nebulosas e farta riqueza acumulada misteriosamente.

Pobre PT... Quem te viu, quem te vê.

vera disse...

Olha só quem tem a cara de pau de vir aqui falar em "mamar nas tetas do governo"!!!!

Justamente o defensor do PSDBostas, os maiores MAMADORES nas gordas tetas dos governos!!!

Ou será que alguém já se esqueceu da Privataria Tucanalha e dos 30 BILHÕES DE DÓLARES que nos ROUBARAM e enviaram para as "offshores" dos paraísos fiscais???!!!

Sem contar que todo santo dia, esses tucanalhas criminosos frequentam as páginas policiais dos jornalões por assaltarem os cofres públicos, principalmente o dinheiro da saúde, da educação e da MERENDA de crianças pobres!!!

E de pobres seus apoiadores (o PSDBostas não tem militância) não têm nada!!!

Seus seguidores são a burguesada nazista, saudosas dos "belos tempos" em que juntamente com a tucanalha sórdida mamavam nas tetas gordas do desgoverno FGAGAC!!!

vera disse...

Que Deus abençoe o PT, meu partido do coração, e lhe dê muiiitos anos de vida!!!

Para que continue a transformação social promovida pelo GRANDE ESTADISTA: LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA!!!