segunda-feira, 26 de março de 2012

‘Levante contra a tortura’ realiza manifestação contra militares em Porto Alegre



Dezenas de manifestantes realizaram o protesto “Levante contra a Tortura” nesta segunda-feira (26) em frente à casa do Coronel Carlos Alberto Ponzi, em Porto Alegre. O Coronel, ex-chefe do Serviço Nacional de Informações de Porto Alegre, é um dos 13 brasileiros acusados pela Justiça Italiana pelo desaparecimento do militante político Lorenzo Ismael Viñas em Uruguaiana, no ano de 1980. No final da matéria, há um vídeo produzido pelos organizadores da manifestação.

A ação foi promovida pelo Levante Popular da Juventude e ocorre em apoio à Comissão da Verdade, pelo direito de esclarecer os crimes praticados durante a ditadura civil-militar. “Diante das recentes manifestações de Clubes Militares contra a instauração da Comissão, o ato de denúncia objetiva mostrar que a sociedade está organizada e defende a responsabilização dos militares envolvidos pelos crimes cometidos no período”, escreveram os organizadores do ato.
 
Segundo os organizadores, os gritos de ordem, cartazes e cantos chamavam a atenção dos vizinhos, que se amontoavam nas janelas para entender o que se passava. “Durante os 40 minutos de manifestação, quem transitou pela rua soube que naquele prédio mora um torturador e que o povo está organizado para não deixar que seus crimes caiam no esquecimento”.
 
A atividade seguiu com distribuição de panfletos e conversa no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O protesto faz parte de uma ação conjunta organizada pelo Levante Popular da Juventude e acontece, além do Rio Grande do Sul, nos estados do Pará, Ceará, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.Leia matéria na íntegra.Confira as fotos e o vídeo.

Nenhum comentário: