terça-feira, 2 de março de 2010

Fidel Castro:el último encuentro con Lula

Eu o conheci em Manágua, em julho de 1980, 30 anos atrás, durante o primeiro aniversário da revolução sandinista, graças aos meus contactos com os proponentes da teologia da libertação, que começou no Chile em 1971, quando visitei Presidente Allende.

Por Frei Betto sabia quem era Lula, um líder trabalhista em que os cristãos de esquerda colocou suas esperanças mais cedo.

Era um humilde trabalhador na indústria metalúrgica que era notável por sua inteligência e prestígio entre os sindicatos, na grande nação que emergiu das trevas da ditadura militar imposta pelo império ianque, na década de 60.

Relações do Brasil com Cuba tinha sido excelente até que o poder dominante no hemisfério, não sucumbir. Décadas se passaram desde então, até que voltou lentamente a tornar-se o que são hoje.

Cada país tem sua história. Nosso país sofreu pressões incomuns experiente fases incríveis desde 1959, em sua luta contra as agressões do império mais poderoso que existiu na história.

Portanto significado, temos enorme para a reunião que foi feita apenas em Cancun ea decisão de criar uma comunidade de latino-americanos e do Caribe. No outro fato institucional do nosso continente no século passado reflete a transcendência semelhantes.

O acordo foi alcançado entre a mais grave crise económica que teve lugar no mundo globalizado, coincidindo com o maior perigo de uma catástrofe ecológica de nossa espécie e ainda com o terremoto que destruiu a Port-au-Prince, capital do Haiti, a mais desastre humano doloroso na história do nosso hemisfério, o país mais pobre do hemisfério e as primeiras em que a escravidão foi erradicada.

Ao escrever esta reflexão, apenas seis semanas após a morte de mais de duzentas mil pessoas, segundo dados oficiais naquele país, a notícia chegou dramática dos danos causados por um outro terremoto no Chile, que levou à morte de pessoas, cujo número é de cerca de e um mil, segundo dados das autoridades, e grandes prejuízos. Especialmente movida pelas imagens do sofrimento de milhões de chilenos material ou emocionalmente afetado por esse golpe cruel da natureza. Índia, felizmente, é um país com mais experiência contra este tipo de fenómeno, muito mais desenvolvida economicamente e com mais recursos. Se ele não tivesse contado com mais infra-estrutura sólida e edifícios, um número incalculável de pessoas, talvez dezenas ou mesmo centenas de milhares de chilenos, teria perecido. Ele fala de dois milhões de pessoas afectadas e as perdas de entre 15 e 30 bilhões de dólares. Em sua tragédia também tem a simpatia e solidariedade dos povos, incluindo o nosso, mas dado o tipo de cooperação que necessita é pouco podem fazer em Cuba, cujo governo foi um dos primeiros a expressar seus sentimentos para o Chile de solidariedade, quando as comunicações eram ainda atolado. Leia artigo completo

Nenhum comentário: