quinta-feira, 25 de março de 2010

Câmara: Oposição impede votação de reajuste dos aposentados


As diversas manobras regimentais deflagradas pelos partidos de oposição impediram a apreciação, nesta quarta-feira (24), pelo plenário da Câmara, da medida provisória (MP 475/09), que reajusta em 6,14% os benefícios da Previdência Social acima de um salário mínimo. O líder da bancada do PT, deputado Fernando Ferro (PE), afirmou que a ideia é votara medida na próxima semana.

"Poderíamos ter superado esse processo hoje, mas de qualquer forma é necessário um debate com os partidos da base aliada para fazer alguns ajustes no texto da MP que reajusta os benefícios da Previdência", disse Ferro.

A obstrução desencadeada pela oposição durante toda a tarde e início da noite provocou atraso na apreciação dos destaques e conclusão da votação da MP 472/09, que prevê incentivos fiscais para a indústria do petróleo, de computadores e aeronáutica, entre outros setores da economia. A medida segue para o Senado.

De acordo com o líder do PT, a MP que reajusta os benefícios da Previdência "é uma importante iniciativa para incorporar reajuste de recuperação de salário para aqueles que ganham aposentadoria acima de um salário minimo". Além disso, acrescentou Fernando Ferro, "o governo Lula já tem desenvolvido políticas de recuperação do salário mínimo, como nunca houve no Brasil", disse o líder do PT.

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), relator da MP 475/09 afirmou que o reajuste proposto na medida, "é o maior que qualquer país do mundo deu neste ano para o aposentado". Ele disse ainda que em 2009, ano da crise mundial, "foi o maior reajuste do mundo para os aposentados", destacou Vaccarezza.

A oposição está contra essa MP, afirmou o líder do governo, "porque o povo já identificou que eles são do lado da tristeza, dos contra. Nós, que não temos medo de ser felizes, queremos discutir o que interessa ao povo", frisou Vaccarezza.

O líder do governo acrescentou ainda que "o povo sabe de que lado está a razão e aqueles que defendem os interesses do Brasil e do povo brasileiro. Por isso, o Presidente Lula é amado pelo povo e odiado por aqueles deputados que só sobem à Tribuna para combatê-lo".

Liderança do PT na Câmara

Nenhum comentário: