domingo, 28 de março de 2010

Ninguém mais acredita no Datafolha II


Datafolha aponta crescimento de Serra

2010Sempre pairam dúvidas sobre as pesquisas eleitorais. Muitas dizem que há manipulações as mais variadas para beneficiar este ou aquele candidato. Não sei. Claro que não vale concordar com o resultado da pesquisa quando ela corrobora a sua vontade político e discordar quando não. Mas o fato é que o levantamento do DataFolha publicado hoje deixa muita margem para questionamento.

Isso porque não há nenhum fato político novo que explique a reversão de uma tendência que já vinha se expressando na aferição de vários institutos nos últimos meses. Qual seja: o crescimento de Dilma e o recuo de Serra.

Tá certo que algo do crescimento de Serra pode refletir o puxão de orelha que a mídia hegemônica deu nos tucanos depois do anúncio da pesquisa de fevereiro, que mostrava Dilma encostando em José Serra. Editorial do Estadão publicado em 06 de março não poderia ter sido mais enfático ao dizer que, ou Serra saia da penumbra e assumia de vez a candidatura ou deveria se aposentar da política.

Obediente, Serra passou a assumir mais sua candidatura, e na última semana apareceu na TV dizendo ter sido o responsável pela criação do seguro-desemprego e muito mais. Uma campanha lavada que levou a Justiça Eleitoral a tirar o comercial tucano do ar.

O Datafolha ouviu, entre os dias 25 e 26 de março, 4.158 pessoas. Destas, 36% disseram ter a intenção de votar em José Serra, enquanto 27% indicaram o voto em Dilma Rousseff. Ciro Gomes, do PSB, aparece com 11%. Na pesquisa de fevereiro, a diferença entre Serra e Dilma era de 4%.

Na aferição espontânea do voto para presidente, Dilma permanece na frente, com 12% e numa tendência de crescimento. Serra aparece atrás, com 8%.


Ai está outra incongruência. Serra sobe na estimulada e isso não se reflete na espontânea?

Claro que Serra ainda tem espaço para crescer. Mas me parece que a pesquisa do DataFolha está forçando um pouquinho a barra.

5 comentários:

Jorge disse...

Entendi o porque desse blog. Você é do Nordeste. Pessoal do nordeste é 99,99% depende do Lula. Graças a Deus, em São Paulo, a maioria não precisa do Lula e nem do PT. Aqui, ele é amado pelos mendigos, que vivem enchendo a cara de cachaça e com cartão do Bolsa famila.
Pessoas serias pensam para votar. Não precisa me responder, pois nunca mais lerei essa porcaria de blog. Totalmente tendencioso.

H. Pires disse...

Graças aos céus temos o Norte/Nordeste, para se contrapor ao Estado mais despolitizado do Brasil que é aqui em são paulo. Este estado aqui, são paulo, 60% amam e adoram o psdb/dem. Amam e adoram os alagões e os toroços boiando dentro de suas casas. As merendas podres(quando tem) servidas nas escolas para as crianças. A saude pública sucateada. A policia, amanhã em greve, com os piores salarios do país. O infernal transito, aqui carro não paga IPVA, paga IPTU. Os 60% adoram as porradas nos Professores. O crime aqui "sai pelo ladrão". Já ultrapassou todos os limites do suportável. As invasões, com direito a porradas e bombas pra todo lado, pela policia politica do zé alagão na USP. Essa mesma USP que sustenta as politicas apátridas da direita psdb/dem/pps/MIDIA. Os paulistas/paulistanos amam o bonner/jornal nacional(?). Adoram e querem participar, como questão de vida ou morte, da imundice BBB. Apresentado de dentro daquela casa, situada na zona do meretricio do cais do porto. No mais, parabéns ao Terror do Nordeste por este ótimo espaço de luta PATRIOTICA. Forte abraço.

Maria Amélia Martins Branco disse...

Para o Sr. Jorge.
Este não é um espaço apropriado para você destilar o seu ódio pelo Nordeste e muito menos pelo Presidente mais amado do Brasil, LULA, procure um chiqueiro para chafurdar e com certeza encontrará,
Volte quando se tornar uma nova pessoa, sem rancor, ódio, raiva, isso junto gera doença.

O TERROR DO NORDESTE disse...

H.Pires e Maria Amélia, isso é um coitado.Ele sabe que Dilma vai vencer a eleição, daí fica destilando preconceito contra os nordestinos.

Unknown disse...

Terror,

Tenha uma Páscoa abençoada, juntamente com as terroristas.

abraços,

Maria Amélia