quarta-feira, 24 de março de 2010

Tudo a ver:FH recebe Roriz e irrita líderes do PSDB

Oi, não entendi essa irritação dos tucanos.O PSDB tem um senador(Eduardo Azeredo(PSDB-MG) denunciado no STF por causa do mensalão mineiro, têm um outro senador(Cícero Lucena-PSDB-PB)) denunciado por prática de corrupção, tem um governador investigado no Esquema de Zuleido Veras(Teotônio Vilela(PSDB-AL), tem um senador(PSDB-GO) que responde por quase todos os tipos penais do CP, tem um senador(Sérgio Guerra-PE) que já foi acusado de comandar o Esquema do Anão do Orçamento, tem um senador(Flecha Ribeiro(PSDB-PA) envolvido até a cloaca com prática de Corrupção, tem uma governadora(Yeda Cruzes-PSDB-RS) cujo governo é acusado de ser o mais corrupto da História do Rio Grande do Sul, já teve um senador(Roberto Arruda, ex-PSDB) que, atualmente, está preso, por assaltar Brasília, não obstante essa relação estreita, promíscua com a corrupção, não aceita o apoio do íntegro Joaquim Roriz.Que maldade, tucanos!

Tucanos dizem que ex-presidente não pode negociar apoios para campanha de Serra; ele afirma que não tratou disso

BRASÍLIA e SÃO PAULO. O encontro anteontem entre o expresidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC), que ofereceu apoio à candidatura do tucano José Serra à Presidência, provocou constrangimentos e irritação à cúpula do PSDB. Embora lidere as pesquisas sobre a sucessão no DF, Roriz está na mira do Ministério Público, que apura denúncias de que o esquema do mensalão do DEM, que derrubou o governador José Roberto Arruda, teria começado em sua administração.

O encontro, articulado por Eduardo Jorge, ex-secretário-geral da Presidência e atual vicepresidente executivo do PSDB, foi considerado desastroso.

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), criticou a reunião e antecipou ser contra qualquer aliança com Roriz. Para ele, Serra pode sobreviver sem palanque no DF. Além disso, acrescentou, Fernando Henrique não é a pessoa credenciada para fazer ou desfazer acordos.

— O caminho para selar ou não um acordo não é ali (Fernando Henrique). FH vai ser um militante de peso, mas não é seu papel selar acordos — afirmou Virgílio, acrescentando: — Não vejo porque temos que nos nivelar por baixo. Eu não concordo e não precipitaria um palanque com Roriz em Brasília. Serra pode ir ali na rodoviária que todo mundo o conhece. O DF não precisa de um cacique para mandar o eleitor votar no Serra.

Essa é uma estratégia vovó, antiga, de fazer palanque por região.

Ele pode perder no DF, mas ganhar em outros estados. O que quero saber é a procedência desses palanques.

Presidente do PT ironiza encontro; PSDB reage O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, aproveitou para alfinetar a oposição: — O Serra está muito bem acompanhado de apoiadores em Brasília. Eu o parabenizo pela grande aquisição.

— Quem tem um (João) Vaccari não tem direito de patrulhar ninguém — reagiu o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), em referência ao tesoureiro nacional do PT, sob suspeita de ter responsabilidade no desvio de R$ 100 milhões da Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo) para campanhas do partido.

Guerra foi um dos dirigentes do PSDB surpreendidos com o encontro de FH e Roriz. E também manifestou sua insatisfação, ainda que com menos veemência.

Embora esteja costurando uma aliança nacional com o PSC, ele adianta que isso poderá não se estender aos estados.

O deputado Jutahy Júnior (PSDB-BA), um dos mais fiéis aliados de Serra no Congresso, recomendou cautela nas negociações no DF.

— Brasília é hoje um campo minado, e qualquer movimento pode gerar uma explosão. Por isso, quanto mais esperarmos, melhor — advertiu Jutahy.

FH diz não estar atrás de reconhecimento Ontem, em São Paulo, Fernando Henrique disse que ele e Roriz não conversaram sobre o eventual apoio do ex-governador a Serra: — Não tenho delegação do Serra para conversar sobre esse assunto. Ele (Roriz) confirmou que é candidato ao governo de Brasília, mas sobre como vão ser as tratativas, ele vai ter que desenvolver com o PSDB.

Antes de participar ontem à tarde de debate sobre “Drogas e cultura”, com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e outros especialistas, Fernando Henrique disse que o presidente Lula faz campanha contra seu governo porque os tucanos são fortes.

Para ele, é bobagem considerarem que ele quer reconhecimento dos correligionários na campanha eleitoral deste ano.

— Reconhecimento depende da história. Isso é bobagem. Não fico preocupado com isso. E todo mundo sabe que o governo faz campanha contra porque nós somos fortes. Vão dizer: ‘Olha que fiz mais que o Fernando Henrique.’ Por que não fala que fez mais que os outros presidentes? Porque nós somos fortes, só por isso.

Fernando Henrique defendeu que a campanha tucana não caia na provocação de Lula e “olhe para a frente”: — Campanha olha para frente, não olha para trás. Isso é o presidente Lula que gosta muito de falar, contra o meu governo.

Mas faz tudo o que eu fazia.

O ex-presidente admitiu que existe um certo nervosismo no momento, mas o motivo não é o crescimento nas pesquisas eleitorais da pré-candidata do PT, a ministra Dilma Rousseff, mas porque todos querem antecipar o que vai acontecer. Dilma, segundo ele, não é líder — O nervosismo não é por causa do crescimento da Dilma. O Globo.

Nenhum comentário: